Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Meu alho brotou, eu posso utilizá-lo ou não?

Stock-Adobe-Artjazz

Ops, sua cabeça de alho ficou esquecida na cesta de legumes e um broto verde começa a surgir na sua ponta. Por causa disto ela deve ser jogada no lixo? É claro que não! Seu alho está certamente como sempre, bastante bom para aromatizar o prato que você prepara.

Alho brotado: a check-list

Confie simplesmente no seu nariz e nos seus olhos: se os dentes de alho cheiram a alho, se a cor não tem nada de suspeito, não faça mais perguntas e utilize-os: corte cada dente ao meio, no sentido do comprimento, e retire a parte brotada (aliás é sempre aconselhável retirar o miolo para ter um aroma mais suave). Incorpore a seguir o alho na sua receita de maneira habitual.

A única contra indicação de utilização do alho brotado: se o alho é realmente a base de sua receita - é o caso por exemplo do alho confitado que  deve ser usado inteiro - então corra para comprar uma cabeça mais fresca. 

Alho brotado, é ainda melhor?

Uma informação que vai acabar de lhe tranquilizar: pesquisadores coreanos descobriram, há alguns anos, que o alho brotado era cinco vezes mais antioxidante que o alho não  germinado. "Quando as plantas brotas, elas são mais sensíveis às bactérias, aos vírus e aos insetos. Elas se metem então a produzir mais fitoalexinas, substâncias com um forte efeito protetor. A maioria delas são tóxicas para os micro-organismos e os insetos, mas certamente benéficas para a saúde humana", declarou o Dr. Jong-Sand Kim, autor da pesquisa.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo dica: como picar dentes de alho como um chef!

Uma tarefa nada agradável na cozinha é picar a cebola e o alho, mas como não tem jeito, já que eles picadinhos na hora, fresquinhos são muito mais sabororos e saudáveis... o jeito é aprender com o chef, um jeitinho prático de fazer a inevitável tarefa!

 

Comentar este artigo

As colheres de pau são realmente higiênicas? KAKIGORI : a nova delícia gelada vinda do Japão!