Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Excelentes estas três sobremesas feitas com batata doce!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Você alguma vez já imaginou fazer choux com batata doce como base e ainda mais com o acabamento de craquelin? Então experimente e se surpreenda!

© CooknFocus

Choux com creme... de batata doce e craquelin

Uma sobremesa inesperada e surpreendente que podemos aromatizar com flor de laranjeira. Uma verdadeira delícia!

Para o craquelin: Numa saladeira misture 50 g de farinha, 50 g de açúcar mascavo e 40 g de manteiga. Faça uma bola e coloque entre duas folhas de papel manteiga. Abra na espessura de 2 mm e coloque na geladeira por uma hora, para ficar endurecida.

Para os choux : Numa panela coloque 150 ml de água, 53 g de manteiga  e uma pitada de sal e leve à ferver. Enquanto isto quebre 2 ovos e coloque em ramequins separados. Quando a água ferver coloque, de uma só vez, 83 g de farinha e deixe secar em fogo baixo, mexendo sempre, até descolar das bordas da panela. Retire do fogo, coloque um ovo e misture bem até obter uma massa lisa. Faça o mesmo com o segundo ovo. Coloque a massa num saco de confeiteiro e forme os choux numa assadeira coberta com papel manteiga. Retire o craquelin da geladeira e recorte círculos do tamanho de cada choux, coloque-os sobre os choux e leve a assar, em forno a 180°C, por 30 a 35 minutos.

Para o creme de batata doce: cozinha  2 batatas doce. Descasque e corte um talo de ruibarbo e cozinhe com açúcar. Bata os dois no mixer. Reserve. Faça um creme:  aqueça 300 g de leite.  Coloque baunilha. Numa tigela, bata 3 gemas com 60 g de açúcar, coloque metade do leite quente e misture bem. Incorpore esta mistura ao resto do leite na panela e 30 g de farinha.  Deixe engrossar  até a textura de creme de confeiteiro, sem parar de mexer. Coloque uma folha de gelatina (já hidratada e escorrida). Incorpore o creme de batta doce/ruibarbo e deixe esfriar na geladeira, coberto com filme. Com auxílio de um saco de confeiteiro recheie os choux. 


.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Bolo brigadeiro revisitado com Ferrero Rocher® e Kit Kat®!

Nós revisitamos o célebre bolo brigadeiro com Ferrero Rocher® e Kit Kat®. Vocês não imaginam a delícia!

PARA O GANACHE DE BRIGADEIRO:

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 g de chocolate amargo
  • 30 g de manteiga
  • 150 g de creme de leite

PARA O BOLO:

  • 3 ovos
  • 120 g de açúcar
  • 2 colheres de óleo
  • 160 g de farinha de trigo
  • 30 g de cacau em pó
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 iogurte natural


DECORAÇÃO:

  • Kit Kat
  • Ferrero Rocher


ETAPA 1: PREPARE O GANACHE

Derreter o chocolate com o leite condensado. Adicionar o creme de leite e a manteiga no final do cozimento. Colocar metade da preparação em um saco de confeitar com bico "pitanga" e a outra metade em uma tigela. Leve-os à geladeira até preparar o bolo.


ETAPA 2: O BOLO

Bater os ovos com o açúcar. Adicionar o óleo, a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e misturar com uma espátula. Adicionar também o iogurte e misture. Despejar em forma redonda (sem furo), untada e enfarinhada e assar por 20 minutos a 180 ° em forno preaquecido. Não deixe de fazer o teste do palito para conferir o cozimento do bolo, o tempo pode variar de forno para forno.


ETAPA 3: MONTAGEM

Depois que o bolo estiver cozido e frio, cortar delicadamente ao meio. Colocar uma das duas metades do bolo em um prato e cubrir com o ganache de chocolate. Colocar a outra metade do bolo e cubrir novamente com o ganache a parte superior e as laterais. Alisar a superfície do bolo, adicionar os "Kit Kat" ao redor do bolo e, com a ajuda de um saco de confeitar, decorar a parte superior do bolo com o ganache de chocolate e adicionar os Ferrero Rochers para finalizar.

Comentar este artigo