Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Excelentes estas três sobremesas feitas com batata doce!

Você alguma vez já imaginou fazer choux com batata doce como base e ainda mais com o acabamento de craquelin? Então experimente e se surpreenda!

© CooknFocus

Choux com creme... de batata doce e craquelin

Uma sobremesa inesperada e surpreendente que podemos aromatizar com flor de laranjeira. Uma verdadeira delícia!

Para o craquelin: Numa saladeira misture 50 g de farinha, 50 g de açúcar mascavo e 40 g de manteiga. Faça uma bola e coloque entre duas folhas de papel manteiga. Abra na espessura de 2 mm e coloque na geladeira por uma hora, para ficar endurecida.
Para os choux : Numa panela coloque 150 ml de água, 53 g de manteiga  e uma pitada de sal e leve à ferver. Enquanto isto quebre 2 ovos e coloque em ramequins separados. Quando a água ferver coloque, de uma só vez, 83 g de farinha e deixe secar em fogo baixo, mexendo sempre, até descolar das bordas da panela. Retire do fogo, coloque um ovo e misture bem até obter uma massa lisa. Faça o mesmo com o segundo ovo. Coloque a massa num saco de confeiteiro e forme os choux numa assadeira coberta com papel manteiga. Retire o craquelin da geladeira e recorte círculos do tamanho de cada choux, coloque-os sobre os choux e leve a assar, em forno a 180°C, por 30 a 35 minutos.

Para o creme de batata doce: cozinha  2 batatas doce. Descasque e corte um talo de ruibarbo e cozinhe com açúcar. Bata os dois no mixer. Reserve. Faça um creme:  aqueça 300 g de leite.  Coloque baunilha. Numa tigela, bata 3 gemas com 60 g de açúcar, coloque metade do leite quente e misture bem. Incorpore esta mistura ao resto do leite na panela e 30 g de farinha.  Deixe engrossar  até a textura de creme de confeiteiro, sem parar de mexer. Coloque uma folha de gelatina (já hidratada e escorrida). Incorpore o creme de batta doce/ruibarbo e deixe esfriar na geladeira, coberto com filme. Com auxílio de um saco de confeiteiro recheie os choux. 


.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Deliciosas PANCAKES estilo RABANADA, já conhece a receita?

Aprenda a fazer uma deliciosa rabanada de nutella e chocolate tipo pancake!

receita de rabanadas de nutella tipo pancake

Ingredientes:

  • 8 fatias de pão de forma sem casca
  • 2 ovos
  • 30 ml de leite
  • Nutella
  • gotas (ou pedaços) de chocolate
  • açúcar de confeiteiro
  • Xarope de agave ou mel


Preparação:

  1. Pré-aqueça seu forno a 180?C. Nivele cada fatia de pão com um rolo. Com um cortador de biscoitos, faça rodelas.
  2. Coloque uma colher de Nutella no centro de cada fatia e adicione algumas gotas de chocolate.
  3. Pincele as bordas da fatia com uma mistura de ovos batidos e um pouco de leite. Coloque outra fatia diretamente em cima, como se estivesse fazendo um pastel.
  4. Pressione as bordas externas do pão com firmeza com um garfo.
  5. Pincele sua panqueca com o restante da preparação do ovo e do leite.
  6. Asse por 15-20 minutos. Deixe esfriar.
  7. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e o xarope.

Comentar este artigo