Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

A química do amor: o que acontece com nosso corpo quando nos apaixonamos?

,
Receitas sem Fronteiras

© Thinkstock

Fase 1: a atração

A primeira fase de uma relação amorosa é a atração (principalmente física), ou seja aquele momento em que sentimos um enorme desejo por uma pessoa em especial. O que desencadeia isto são dois hormônios presentes nas mulheres e nos homens, responsáveis pelos instintos sexuais: o estrogênio e a testosterona, que impulsionam os indivíduos a encontrar um par.

Mas porque escolhemos uma pessoa em vez  de outra? Porque de alguma forma nos lembra alguma coisa familiar, parece semelhante a nós, nos lembra das experiências de nossa infância... Semelhança e familiaridade são de fato os principais fatores responsáveis pela atração.  É quando experimentamos uma emoção deste tipo que o nosso cérebro produz os dois hormônios ligados ao desejo .

E o famoso ditado: "os opostos se atraem"?   Em alguns casos é realmente verdade. Nem sempre é verdade que desejamos reviver o passado: muitas vezes preferimos encontrar no outro aquilo que não pudemos ter e encontramos no outro determinados aspectos característicos que não nos pertencem, mas dos quais temos necessidade.

Para influenciar a nossa escolha também afeta o aspecto físico: algumas experiências têm demonstrado que temos tendência de olhar com mais interesse  as pessoas que nos parecem mais bonitas.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Surpresa! Prepare um café da manhã na cama com esta receita romântica

Uma receita muito apaixonada e fácil de fazer para o dia dos namorados!