Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Carapaus "alimados"

Por

A gastronomia tradicional de Alcoutim tem muitas influências alentejanas mas também do litoral algarvio, apesar do modo de confeção ser por vezes diferente. Mas, as pequenas subtilezas existentes na confeção de uma receita manifestam-se também de pessoa para pessoa, de família para família e de comunidade para comunidade. Porque os gostos e preferências pessoais de cada um, os hábitos e as tradições transparecem nas receitas que confecionamos.
Aprendi a fazer carapaus alimados com a minha avó e até hoje ainda não encontrei uma pessoa que utilizasse a água da cozedura. Normalmente, servem-se temperados apenas com o azeite, o vinagre, o alho e a salsa, mas sem a água. Pessoalmente, prefiro-os com a água acompanhados com um delicioso e crocante pão caseiro, para molhar sopas. Divino!

Mestre Cuquinha comenta

A gastronomia tradicional de Alcoutim tem muitas influências alentejanas mas também do litoral algarvio, apesar do modo de confeção ser por vezes diferente. Mas, as...

Avalie esta receita 3.2/5 (245 Votos)
Carapaus alimados 2 Fotos

Ingredientes

  • 1 kg de carapaus frescos de tamanho médio
  • Sal
  • água
  • azeite e vinagre q.b.
  • 1 cabeça de alhos
  • 1 ramo de salsa

Detalhes

Pessoas: 4
Complexidade: Fácil
Tempo de preparação: 10min.
Tempo de cozimento: 5min.
Custo: Econômico

Preparação:

Etapa 1

Amanhe os carapaus retirando-lhes as vísceras e a cabeça. Lave-os bem e disponha-os, num alguidar perfurado, em camadas alternadas com bastante sal marinho (a última camada deve ser de sal). Deixe em salmoura durante 24 horas.

Etapa 2

Passe-os por água para remover o sal. Leve um tacho com água ao lume até ferver. Mergulhe os carapaus na água fervente e deixe cozer por, aproximadamente, de 5 minutos. Um truque para verificar se estão cozidos é puxar o rabo de um dos carapaus; se este se soltar de imediato estão cozidos.

Etapa 3

Retire-os do lume, mergulhe-os em água fria com os dedos vá friccionando a pele até a remover por completo. A este processo dá-se o nome de alimar.

Etapa 4

Disponha-os numa travessa funda. Coe a água da cozedura e verta parte dela sobre os carapaus. Tempere generosamente com azeite e vinagre ou limão. Descasque os alhos, lave-os e corte-os em lâminas e deite sobre os carapaus. Lave a salsa, pique-a finamente e junte aos carapaus.

Etapa 5

Carapaus alimados - Etapa 5

Sirva-os como entrada ou como prato principal, acompanhados por batatas novas cozidas e/ou uma salada de tomate.

Use as cabeças dos carapaus para fazer caldo de peixe caseiro; junte a restante água da cozedura dos carapaus previamente coada + 4 chávenas de água + 2 cebolas + 2 cenouras + 1 curgete pequena+ 2 hastes de aipo + 1 folha de louro + 2 pezinhos de hortelã da ribeira fresco + 4 pezinhos de salsa + 1 colher de chá de grãos inteiros de pimenta preta e coza tudo muito bem. Depois de cozido, coe o caldo e deixe arrefecer. Verta para as cuvettes e congele.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Limonada francesa, a nova versão deste clássico refrescante!

Já conhecemos a limonada suíça e a nossa clássica limonada... Agora temos a versão francesa deste clássico e vale a pena conferir! Refrescante e dura bastante depois de pronta!

 

Comentar essa receita

Gelatina arco-iris Bruschetta de Carapau Alimado