Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Ceviche de pitu ou camarão

Por

Há alguns anos eu e Sales fomos convidados para um almoço na casa de uns amigos, cuja mulher é peruana. Nesse almoço fomos apresentados ao Ceviche. Uma maravilha da culinária peruana. Tratava-se de um peixe maravilhoso, marinado no limão com cebolas roxas cortadas à Juliana, acompanhado de batata doce e alface americana. Uma saborosa e refrescante refeição. Confesso que nunca comi uma que se igualasse a feita pela querida Lena, esposa de Lelê Teles.

Tenho alguns pitus (um crustáceo parecido com o camarão) no congelador e resolvi tentar fazer um ceviche com eles. Do meu jeito, com meu toque, o ceviche ficou bem gostoso.

Confira a receita:

Avalie esta receita 3.3/5 (230 Votos)

Ingredientes

  • 500 gramas de pitu ou camarão descascado;
  • 02 limões siciliano ou galego;
  • 01 tangerina;
  • 01 tomate sem semente picado;
  • 02 cebolas roxas cortadas à juliana;
  • 01 pimenta malagueta em conserva ou 01 pimenta dedo de moça fresca;
  • 01 colher de coentro picado;
  • 01 colher de sobremesa gengibre ralado;
  • 03 batatas doces cozidas em água e sal;
  • Alface americana.

Detalhes

Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 20min.
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

Ceviche de pitu ou camarão - Etapa 1

Primeiramente prepare os pitus ou camarões, despejando-os em água fervente por 30 segundos e passando-os imediatamente para uma tigela com água gelada, sal e gelo, a fim de interromper seu cozimento.
Escorra e reserve. Esprema os limões com as mãos e penere para evitar os bagaços.

Etapa 2

Adicione os pitus, as cebolas e a pimenta. Deixe marinar por aproximadamente 30 minutos.

Etapa 3

Escorra o líquido, acrescente mais um limão espremido e a tangerina. Acrescente o tomate, o coentro, a pimenta e o gengibre.

Sirva com alface e batata doce.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita Coquetel: MOSCOW MULE

O Moscow Mule é um coquetel criado nos Estados Unidos, logo após a segunda guerra mundial. O proprietário da marca Smirnoff tentava sem muito sucesso vender introduzir a vodka no mercado, ao mesmo tempo que, um amigo, tentava familiarizar os americanos à Ginger Ale britânica. Eles, então, uniram o útil ao agradável e criaram um drink que caiu no gosto do povo, misturaram a vodka ao Ginger Ale e acrescentaram limão!

O nome é, na verdade, quase uma brincadeira, um nome significativo baseado no fato da vodka ser de orígem russa, daí o "Moscow" e "mule", sugere que você pode ficar tão tonto quanto ficaria se levasse o coice de uma mula! 

Comentar essa receita

Ceviche Simples Ceviche à moda japonesa