Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Um ZOOM sobre o VINHO ROSÉ, o vinho do verão!

OK  Zoom sobre o vinho rosé, o vinho do verão!

Todo ano quando os belos dias e o calor chegam com o verão, apreciamos a sombra das árvores e um copo de vinho rosé bem fresco compartilhado com amigos.

No aperitivo, natural, preparado em sangria ou para acompanhar as carnes, peixes grelhados na churrasqueira, ele acompanha perfeitamente, portanto sem pretensão, os menus da estação. Ele ganhou seus títulos de nobreza e sua popularidade nos anos 90 por sua capacidade de agradar a uma grande variedade de consumidores, mesmo os não apreciadores de vinho. Aliás, em trinta anos, o consumo global do vinho na França triplicou!

De onde vem sua cor?

O rosé é feito a partir de uvas vermelhas mas o suco tendo sido deixado pouco tempo em contato com a pele das uvas, não tem o tempo de macerar e se embeber completamente da cor vermelha. Dois métodos permitem  obter sua cor.

O primeiro consiste em macerar um pouco de vinho branco, o tempo suficiente para que ele se colora. Os grãos são em seguida prensados, é o "rosé prensado".

Para o segundo método, o vinho é macerado como um vinho tinto. Guardamos apenas uma parte do vinho tinto saído da maceração como um vinho tinto.  que é misturado com o vinho branco. Falamos então do "rosé de sangramento".

Existe um terceiro método, aquele do "rosé d'assemblage" para a qual misturamos vinho branco e vinho tinto em diversas proporções de acordo com a cor desejada. Este método, frequentemente utilizado para o champagne rosé, não é autorizado na França para o vinho tinto.

Escolher bem um rosé, é complicado?

Não é necessário ser um grande conhecedor ou um expert se levarmos em conta alguns critérios simples no momento da compra e também do serviço. Para começar, salvo algumas exceções, o rosé é um vinho que se bebe novo. Em 2015, você consumirá portanto o vinho da produção de 2014 ou eventualmente de 2013. Evite fazer reservas para muitos anos, ele não se beneficiará envelhecendo!

Na França, contrariamente aos Estados Unidos, o rosé é principalmente seco, com exceção do Rosé D'Anjou e do Cabernet D'Anjou que são mais doces.

Apesar da simplicidade deste vinho, cada rosé tem suas particularidades, seus aromas que combinam mais ou menos bem com este ou aquele prato. Os rosés D'Anjou gostam de menus exóticos; aqueles de Rhône, das carnes ou grelhados e para sobremesas frutadas, você não resistirá a um casamento com um champagne rosé.

Se no entanto você hesita sempre e tem medo de errar, escolha os rosés de Provence que têm sempre  valores seguros.

Logo que seus convidados chegarem, não esqueça que um bom rosé deve ser servido a cerca de 8° C, portanto bem fresco, se queremos apreciá-lo realmente.

A França, o país do rosé, você sabia?

Veja alguns números interessantes fornecidos pelo CIPV ( Conselho Interprofissional de Vinhos da Provence):

- Nós produzimos mais de um quarto dos rosés do mundo com 28%.

- Nós somos os primeiros consumidores de rosé do mundo com 12 litros por pessoa  por ano (ou seja 16 garrafas de 750 ml). Isto representa 30% do nosso consumo anual de vinho.

- Nós importamos muito mais rosé do que exportamos: 1 garrafa sobre 3 consumidas na França vem do exterior.

- Desde 2012, a consumo de rosé ultrapassou aquela do vinho branco. Vinhos rosés e vinhos brancos ganham pouco a pouco a proporção de vinhos tintos vendidos, esta era de fato de 77,8% em 1990 e desceu a 53,3% em 2012.

- 1 garrafa sobre 20 no mundo é um rosé de Provence. Nós o reconhecemos graças à forma particular de sua garrafa chamada "flûte à corset".

 

Então, vá em frente, você também vai ceder aos aromas do rosé, o vinho do verão? Não hesite mas sempre com moderação, é claro!

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Limonada francesa, a nova versão deste clássico refrescante!

Já conhecemos a limonada suíça e a nossa clássica limonada... Agora temos a versão francesa deste clássico e vale a pena conferir! Refrescante e dura bastante depois de pronta!

 

Comentar este artigo

Smoothiebowl: a nova tendência em matéria de cafe da manhã! Variando a alimentação do bebê!