Bolinhos de Vinho
Então...estes bolinhos eram feitos pela minha avó paterna há muuuuuitos anos. Descendente de alemães, nascida em 1902, a Vó Maria ( ou Vó Ia, como a chamávamos) fazia este doce sempre que queria fazer um agradinho a alguém! É um doce "forte", diferente e para o meu paladar...muito delicioso!
Ingredientes:
- Para os bolinhos:
- 4 ovos
- 4 col. de sopa de farinha de trigo
- 4 col. de sopa de açúcar
- Calda:
- 1 garrafa de vinho tinto - 750 ml ( eu usei cabernet sauvignon, mas pode ser vinho de garrafão mesmo!)
- 1 garrafa - a mesma medida - de água
- 5 ovos
- 2 xíc. de chá de açúcar
- 2 col. de sopa de amido de milho
Detalhes
Pessoas: 20
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 45min.
Tempo de cozimento: 15min.
Custo: Moderado
Adapted from aninhalazzarotto.com
Preparação:
Etapa 1
Bata as claras em neve. Reserve.
Bata as gemas com o açúcar até ficar cremoso. Coloque uma frigideira com óleo para aquecer no fogão. Enquanto isso, junte a esta mistura a farinha, misturando bem e por último as claras em neve, misturando tudo delicadamente. Frite às colheradas ( do tamanho de uma col. de chá) a massa, cuidando muito porque ela queima facilmente. Coloque em um papel toalha para escorrer bem e reserve.
Bata os ovos e o açúcar na batedeira até ficar um creme bem claro. Reserve.
Etapa 2
Coloque o vinho, a água e o amido de milho para ferver, mexendo SEMPRE para não embolar. Quando ferver e ficar cremoso, misture a creme de ovos ao vinho. Mexa e adicione os bolinhos. Deixe ferver ligeiramente e desligue. Espere esfriar, coloque em um prato e leve à gelar por ± 12 hs.
Os bolinhos têm uma massa bem leve, aerada, suave. Mergulhados nesta calda de vinho e deixados na geladeira de um dia para o outro, absorvem o sabor da calda, ficando encharcados de sabor!
Sugestões
-
CuquinhaSugere ***** Flan de Chocolate Amargo com Calda...
4.8/5
(965 Votos)
-
CuquinhaSugere ***** Bolo inglês com nozes e frutas...
4.7/5
(144 Votos)
-
Panna Cotta com calda de vinho
4.3/5
(190 Votos)
-
CuquinhaSugere ***** Frango empanado tipo KFC
4/5
(330 Votos)
-
Bolo de cenoura
4.2/5
(28 Votos)
-
Rocombole de chocolate
4.2/5
(35 Votos)
-
Maminha com legumes
3.6/5
(283 Votos)
-
Pé de moleque
3.8/5
(27 Votos)
Receitas e dicas em vídeo!
Para tudo! Este Fondant de chocolate, primo do Petit Gâteau, é simplesmente um sonho! Que tal chamar aquela amiga, mãe ou tia e fazer esta delícia juntas?
Comentar essa receita