Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Entrevista de Narwen



Entrevista realizada por Lex Entrevista realizada por Lex

Nós entrevistamos Narwen!

Visite o blog: Nárwen's Cuisine.


Visite o perfil e as receitas de Narwen.

Descubra sua receita favorita: Bolo Brigadeiro de Morango



Olá Narwen, conte para nós...


Como foi que você ouviu o chamado para entrar no mundo da magia culinária?


Desde muito nova que me sinto atraída pela cozinha. Lembro-me que aos 5 anos recortava receitas de culinária de revistas da minha irmã e as guardava, religiosamente, num livrinho feito por mim. Hoje, quase 25 anos depois, ainda tenho esse mesmo livrinho e uso essas mesmas receitas como fonte de inspiração.
Penso que foi nessa altura que ouvi o chamado para o mundo da magia culinária, lembro-me de me sentir encantada pelo colorido dos alimentos, pela diversidade de aromas e sabores e de sentir uma vontade muito grande de explorar esse mundo maravilhoso.

Onde você busca inspiração para cozinhar?


A minha maior inspiração são as diferentes culturas gastronómicas que temos pelo mundo inteiro. Ao ver um filme com uma nacionalidade diferente da minha sinto vontade de saber o que esse povo come, que ingredientes utilizam que aromas lhe são caraterísticos. Quando viajo gosto de provar os pratos típicos do lugar que estou a visitar, de conhecer as raízes da sua gastronomia, de trazer ingredientes comigo para, depois, reproduzir esses fantásticos sabores em minha casa.
Na verdade, a minha inspiração culinária surge espontaneamente. Dou por mim a pensar em receitas e possíveis combinações de ingredientes durante uma conversa entre amigos, quando assisti um filme ou durante um passeio.

Você nos conta que "cozinhar é como se de magia tratasse... com apenas umas especiarias aqui e umas ervinhas ali... viajamos pelos quatro cantos do mundo". Quais é a sua especiaria preferida? Em qual receita você gosta de usá-la? Você pode partilha-la em nosso site?


Para mim, as especiarias são a verdadeira magia da nossa cozinha. Com elas podemos viajar pelos quatro cantos do mundo em poucos segundos e sem sair de nossa casa. Elas possibilitam-nos viajar para lugares distantes, conhecendo assim, um pouco desse povo pelas combinações aromáticas que usam na sua alimentação.
É difícil escolher uma especiaria preferida, gosto de tantas e é a sua mistura que me faz criar pratos deliciosos. No entanto, sempre me senti encantada pelo cardamomo ou feno-grego mais de que qualquer outra especiaria. Mas, aquela que uso mais e não dispenso nunca é a baunilha. Esta é uma especiaria fantástica que, nos dias de hoje, podemos encontrar em receitas doces em qualquer parte do mundo e faz toda a diferença onde é usada.
Eu gosto de usar a baunilha em quase todas as receitas doces e acredito que o seu sabor melhora qualquer bolo ou sobremesa.
Penso a minha escolha pela baunilha como especiaria favorita deve-se, em parte, ao fato de ser o sabor favorito da minha mãe. Desde muito cedo que adiciono a baunilha a sobremesas/bolos como forma de mimar a minha mãe e esta tornou-se insubstituível nas minhas receitas. E, é por esse motivo, que partilho convosco uma receita que confecionei especialmente para a minha mãe.
(Veja a receita no link ao topo da entrevista)

Como você define seu estilo culinário?


É muito difícil definir o meu estilo culinário porque gosto de experimentar de tudo um pouco. Adoro a cozinha internacional e exótica mas também não dispenso a mais tradicional do meu país. Gosto imenso de pratos de carne mas, também, me sinto tentada a explorar a comida vegetariana.
No entanto, algo que está bem definido é que sou uma doceira. O que mais gosto me dá de fazer na cozinha são os doces, bolos e bolinhos. Não há semana nenhuma que não experimente uma ou duas receitas novas e, se pudesse, faria uma receita doce todos os dias. Não sou uma pessoas muito gulosa mas fico maravilhada com a variedade de doces com formas, aromas e sabores tão diferentes. Penso que esta caraterística deve-se ao fato de viver em Portugal e à sua rica doçaria coventual.

Qual é o seu utensílio preferido?


O meu utensílio favorito é algo muito simples, uma espátula em silicone. Usu-a para tudo e não saberia cozinhar sem ela.

Você tem fotos lindas em seu blog. Quais conselhos você daria a nossos leitores para que eles consigam fazer fotos tão bonitas quanto as suas?


A melhor forma de conseguir fotos bonitas é a luz. Tente sempre fotografar com luz natural, escolha um lugar bonito no seu jardim ou varanda para fotografar as suas receitas. E, se a única opção for de fotografar dentro de casa, faça-o perto de uma janela e durante o dia.

Onde você se inspira para fazer a decoração de seus pratos?


Não tenho nenhuma fonte de inspiração concreta para decorar os meus pratos nem costumo pensar em como decorar um prato antes de o confecionar. Simplesmente, vou tentando deixa-lo bonito à medida que vou adicionando os ingredientes ao prato de servir.
No entanto, tenho duas regras de empratamento que resultam na maioria dos casos: usar louça branca e decorar com ervas aromáticas.

Você tem alguma dica para dividir com nossos leitores?


A maior dica que poderei dar é muito simples. Não tenha medo de confecionar novos pratos, arrisque em novos sabores, muitas receitas fantásticas estão à espera para o surpreender.



Obrigada Narwen por responder nossas perguntas! Até breve
Publicado por Lex - 01/07/2014



Se você é blogueiro, chefe de cozinha, trabalha na indústria alimentícia ou tem um site de culinária ou gastronomia e gostaria de compartilhá-lo com nossa comunidade, entre em contato conosco.
Ficaremos muito felizes em tê-lo no Receitas sem Fronteiras!

Comente esta entrevista