Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Os ERROS a EVITAR para NUNCA mais ERRAR um BOLO!

Silvia Santucci

Dê a mesma receita a 5 pessoas diferentes para fazer um simples bolo e você vai ver que você não vai obter bolos iguais. Alguns serão mais macios, outros terão problemas para serem desenformados enquanto outros não vão crescer de maneira uniforme e parecerão mais uma galette...

Normal, um bolo é muito simples de fazer mas certos pequenos gestos ou detalhes têm sua importância e nem sempre o sabemos. É válido mesmo quando fazemos um bolo simples ou um clássico pão-de-ló...

E se você fizer um cake? É quase igual com algumas pequenas variantes.  

Estes são os erros a evitar para nunca mais errar seus bolos

-  Usar uma forma muito grande ou muito pequena

É infelizmente um erro clássico e é por isto que nos esforçamos em dar, o mais frequentemente possível, o tamanho da forma em nossas receitas.  

Uma forma de bolo deve ser preenchida com a massa até 3/4 da forma. Se a receita não dá o tamanho da forma, espere terminar a massa e escolha a forma que possa respeitar este detalhe. Com uma forma muito pequena, a massa vai transbordar ou fazer pequenos geysers. Uma forma muito grande vai dar um bolo chato, como os de tabuleiro, e vai assar muito mais rapidamente que o tempo indicado na receita, o que fará com que ele fique seco.

- Colocar muito fermento

 Eu às vezes percebo que muitas receitas não são confiáveis quanto à quantidade de fermento. Se você colocar muito, isto vai dar um sabor estranho na língua mas também provocar uma leve anarquia no bolo que vai cair em seguida muito rapidamente. Considere 11 g de fermento químico, um sachet, para 500 g de farinha. Se você tiver na sua receita, maisena ou farinha de amêndoas além da farinha normal, considere-as para calcular o peso do fermento. Para repetir: uma colher de café rasa de fermento contém 5 g e uma colher de sopa 10 g. Lembre-se: as colheres são rasas, nunca bombadas.

Veja o artigo sobre pesos e medidas: Pesos e medidas: tabela comparativa de cozinha

- Bater muito uma massa de bolo

É um erros clássico. Queremos uma massa lisa e além do mais, é gostoso misturar uma massa, não? Isto não é grave, enquanto você não mistura a farinha. Quando for o caso misture até incorporá-la, não mais. Se você bater muito, você vai fazer trabalhar o glúten conhecido na farinha e tornar seu bolo muito elástico. É menos grave para uma massa de crepes que você vai deixar descansar justamente para que  glúten se repouse. Infelizmente, quando sua massa de bolo contém fermento químico , este começa a agir logo e você deve levá-lo ao forno sem descansar ou muito pouco descanso. O certo é, a partir do momento em que você coloca o fermento, o forno já deve estar preaquecido na temperatura pedida.

- Descongelar as frutas antes de colocá-las na massa de seu bolo

Elas vão soltar água durante o cozimento e seu bolo vai levar mais tempo para assar para ter um resultado realmente satisfatório. Colocar as frutas ainda congeladas no seu bolo é muito melhor. O ideal é colocar a metade das frutas sobre a metade  da massa e depois o resto na superfície a fim de assegurar uma boa distribuição. 

- Levar seu bolo a assar em um forno muito quente

Isto provoca a formação de uma crosta na superfície do cake ou bolo e as ondas de calor vão ter problema para atravessá-la. Seu cake ou bolo vai levar muito mais tempo para assar e corre o risco de ficar muito seco. É a síndrome do bolo que leva horas para assar. O ideal é fazê-los assar entre 165°C a 175°C. Em contrapartida, se você assar seus bolos em formas individuais, aumente a temperatura para 180°C para assar a massa mais rapidamente e conservar a umidade no interior e ter mini bolos macios. 

- Deixar seu bolo ou cake esfriar dentro da forma

O ideal é desenformar os bolos e cakes em seguida, a fim de cortar o cozimento dentro da forma. Deixe-os secar sobre uma grade a fim de fazer o vapor sair sem se acumular em baixo do bolo, o que poderia fazê-lo muito úmido (sem contar que na forma o fundo pode colar nela e sair aos pedaços). 

Se seu bolo é muito leve, não se contente em untar a forma mas pense em forrá-la com papel manteiga. Para isto unte a forma ( isto permite aderir bem o papel), forre o fundo com um círculo e depois as laterais com faixas de papel. Se você colocar um grande círculo na forma, cobrindo fundo e laterais, ele vai formar dobras desagradáveis, feias no seu bolo depois de assado (e pode até soltar pedacinhos ao desenformá-lo...).

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo

5 deliciosas FRIGIDEIRADAS de BATATAS! Exercícios para fazer (fáceis e eficazes) para eliminar a gordura da barriga