Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Como fazer uma "bûche de Noël" caseira facilmente?

Por,
Receitas sem Fronteiras

©Thinkstock

Tradição europeia que remonta ao século XII. Trata-se do costume de escolher um grande tronco que era aceso na lareira, em geral pelas mulheres, no dia 24 de dezembro e que deveria durar até a noite de 25 de dezembro. As centelhas que saiam do fogo e até as sombras que formavam tinham significados especiais e as cinzas eram guardadas para serem usadas contra tempestades, para curar algumas doenças e fertilizar a terra. O costume de fazer esta sobremesa de Natal é atribuída a um confeiteiro francês, Pierre Lacam, por volta de 1879. A versão mais decorada teria acontecido em 1945 quando um outro confeiteiro francês acrescentou enfeites natalinos ao tronco coberto de chocolate, ranhurado com auxílio de um garfo, imitando o velho tronco que queimava nas lareiras medievais. Esta sobremesa é uma gostosa tradição que vale a pena ser seguida e tem muitas variações de acordo com o gosto e receitas de cada confeiteiro.

Fazer uma "bûche de Noël" (tronco de Natal), às vezes pode parecer difícil se se é um confeiteiro amador. No entanto, sem querer imitar as magníficas realizações dos troncos realizados pelos grandes chefs confeiteiros famosos, preparar uma "bûche de Noël" pode ser simples com um certo número de truques. Existem numerosas receitas de troncos de Natal para todos os gostos: de chocolate, de frutas, de castanhas, etc.

A dificuldade principal é a realização de um "biscuit" bem assado, ele deve ficar apenas dourado, depois colocá-lo imediatamente, à saída do forno, sobre um pano limpo e úmido e enrolá-lo rapidamente. Só se desenrola depois de frio. Ele pode ser simples como uma massa de rocambole ou feito com farinha de amêndoas, etc.

O recheio pode variar entre cremes clássicos com frutas secas (nozes, avelãs, amêndoas...), creme de castanhas, chocolate, frutas , etc. Você só coloca o recheio depois da massa fria. Enrola novamente e depois decora. 

Na decoração clássica, para imitar um tronco, você opta por uma ganache de chocolate meio amargo que você cobre todo o "rocambole" e com auxílio de um garfo faz ranhuras para imitar a casca do tronco. Você pode optar por um tronco "nevado" usando um simples merengue ou marshmallow, enfim basta um pouco de criatividade e alguns enfeites natalinos. 

Para o nosso clima de verão uma ideia mais leve é rechear com cremes à base de mousses de frutas, cremes leves acrescido de frutas frescas como morango, abacaxi, enfim fazendo desta tradição algo bem nacional.

Dicas básicas e algumas receitas:

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Bolo brigadeiro revisitado com Ferrero Rocher® e Kit Kat®!

Nós revisitamos o célebre bolo brigadeiro com Ferrero Rocher® e Kit Kat®. Vocês não imaginam a delícia!

PARA O GANACHE DE BRIGADEIRO:

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 g de chocolate amargo
  • 30 g de manteiga
  • 150 g de creme de leite

PARA O BOLO:

  • 3 ovos
  • 120 g de açúcar
  • 2 colheres de óleo
  • 160 g de farinha de trigo
  • 30 g de cacau em pó
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 iogurte natural


DECORAÇÃO:

  • Kit Kat
  • Ferrero Rocher


ETAPA 1: PREPARE O GANACHE

Derreter o chocolate com o leite condensado. Adicionar o creme de leite e a manteiga no final do cozimento. Colocar metade da preparação em um saco de confeitar com bico "pitanga" e a outra metade em uma tigela. Leve-os à geladeira até preparar o bolo.


ETAPA 2: O BOLO

Bater os ovos com o açúcar. Adicionar o óleo, a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e misturar com uma espátula. Adicionar também o iogurte e misture. Despejar em forma redonda (sem furo), untada e enfarinhada e assar por 20 minutos a 180 ° em forno preaquecido. Não deixe de fazer o teste do palito para conferir o cozimento do bolo, o tempo pode variar de forno para forno.


ETAPA 3: MONTAGEM

Depois que o bolo estiver cozido e frio, cortar delicadamente ao meio. Colocar uma das duas metades do bolo em um prato e cubrir com o ganache de chocolate. Colocar a outra metade do bolo e cubrir novamente com o ganache a parte superior e as laterais. Alisar a superfície do bolo, adicionar os "Kit Kat" ao redor do bolo e, com a ajuda de um saco de confeitar, decorar a parte superior do bolo com o ganache de chocolate e adicionar os Ferrero Rochers para finalizar.

Comentar este artigo

Ninhos de macarrão chinês com legumes refogados! Nossas 5 melhores sugestões para fazer uma "bûche de Noël" caseira e fácil!