Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Como fazer uma "Bûche de Noël" (Tronco de Natal) de chocolate?

GettyImages

A "Bûche de Noël" (tronco de Natal) é uma sobremesa tradicional europeia relativamente fácil de fazer e versátil. Não é preciso ser um grande confeiteiro para realizá-la. Para nós, até o nosso tradicional rocambole (se bem executado, com acréscimo de ingredientes natalinos, nozes, amêndoas, etc.) pode se transformar numa linda sobremesa natalina  que surpreenderá toda a família.

os ingredientes para uma bûche de noël de chocolate

GettyImages

Para 4 pessoas você precisa de 4 ovos, 100 g de farinha, 100 g de açúcar, 250 g de chocolate amargo, 250 g de creme de leite e 60 g de manteiga.

as etapas para a preparação de uma bûche de noël de chocolate

GettyImages

Um tronco de Natal de chocolate se prepara em várias etapas. Prepare primeiro o "biscuit" (massa para o rocambole), depois a ganache. Para a "genoise" ("biscuit", massa...), preaqueça o forno a 180°C e depois comece por separar as gemas das claras e bata estas em neve firme. Bata as gemas com o açúcar em outra tigela. Acrescente delicadamente as claras em neve e misture cuidadosamente com uma espátula. Acrescente por fim a farinha e misture bem. Coloque em uma assadeira, coberta com papel manteiga. Utilize uma espátula para espalhar de maneira uniforme a massa sobre a assadeira. Leve ao forno por uns 10 a 15 minutos e quando você retirá-la do forno cubra-a com um pano úmido.

Enquanto isto, prepare sua ganache: derreta o chocolate e a manteiga e depois incorpore o creme de leite. Espalhe a ganache sobre toda a superfície da génoise. Separe 1/3 para a cobertura de chocolate. Enrole  como um rocambole normal. Coloque sobre o prato de apresentação e cubra com o restante da ganache. Se quiser fazer as ranhuras para imitar a casca do ronco de árvore, utilize um garfo. Reserve na geladeira por umas duas horas antes de servir. 

a apresentação da bûche de noël de chocolate

GettyImages

Deixe sua bûche na geladeira até o momento de servir, ela ficará bem firme e fresca para finalizar uma refeição de festa, normalmente copiosa. Como pede a tradição natalina, você pode decorar seu tronco com pequenos personagens, elementos natalinos, folhas douradas... Pode pulverizar seu tronco com açúcar de confeiteiro para imitar a neve dos países nórdicos, etc.

Esta receita pode ser utilizada durante todo o ano, como um simples e delicioso rocambole de chocolate, para uma sobremesa ou lanche (sem as decorações natalinas... é claro...!!!).

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Deliciosas PANCAKES estilo RABANADA, já conhece a receita?

Aprenda a fazer uma deliciosa rabanada de nutella e chocolate tipo pancake!

receita de rabanadas de nutella tipo pancake

Ingredientes:

  • 8 fatias de pão de forma sem casca
  • 2 ovos
  • 30 ml de leite
  • Nutella
  • gotas (ou pedaços) de chocolate
  • açúcar de confeiteiro
  • Xarope de agave ou mel


Preparação:

  1. Pré-aqueça seu forno a 180?C. Nivele cada fatia de pão com um rolo. Com um cortador de biscoitos, faça rodelas.
  2. Coloque uma colher de Nutella no centro de cada fatia e adicione algumas gotas de chocolate.
  3. Pincele as bordas da fatia com uma mistura de ovos batidos e um pouco de leite. Coloque outra fatia diretamente em cima, como se estivesse fazendo um pastel.
  4. Pressione as bordas externas do pão com firmeza com um garfo.
  5. Pincele sua panqueca com o restante da preparação do ovo e do leite.
  6. Asse por 15-20 minutos. Deixe esfriar.
  7. Polvilhe com açúcar de confeiteiro e o xarope.

Comentar este artigo

Elegantes bolas de sorvete num chão crocante de nozes Como fazer verrines doces para o Natal para uma sobremesa fácil e chic?