Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Como fazer uma "Bûche de Noël" (Tronco de Natal) de chocolate?

Por,
Receitas sem Fronteiras

GettyImages

A "Bûche de Noël" (tronco de Natal) é uma sobremesa tradicional europeia relativamente fácil de fazer e versátil. Não é preciso ser um grande confeiteiro para realizá-la. Para nós, até o nosso tradicional rocambole (se bem executado, com acréscimo de ingredientes natalinos, nozes, amêndoas, etc.) pode se transformar numa linda sobremesa natalina  que surpreenderá toda a família.

os ingredientes para uma bûche de noël de chocolate

GettyImages

Para 4 pessoas você precisa de 4 ovos, 100 g de farinha, 100 g de açúcar, 250 g de chocolate amargo, 250 g de creme de leite e 60 g de manteiga.

as etapas para a preparação de uma bûche de noël de chocolate

GettyImages

Um tronco de Natal de chocolate se prepara em várias etapas. Prepare primeiro o "biscuit" (massa para o rocambole), depois a ganache. Para a "genoise" ("biscuit", massa...), preaqueça o forno a 180°C e depois comece por separar as gemas das claras e bata estas em neve firme. Bata as gemas com o açúcar em outra tigela. Acrescente delicadamente as claras em neve e misture cuidadosamente com uma espátula. Acrescente por fim a farinha e misture bem. Coloque em uma assadeira, coberta com papel manteiga. Utilize uma espátula para espalhar de maneira uniforme a massa sobre a assadeira. Leve ao forno por uns 10 a 15 minutos e quando você retirá-la do forno cubra-a com um pano úmido.

Enquanto isto, prepare sua ganache: derreta o chocolate e a manteiga e depois incorpore o creme de leite. Espalhe a ganache sobre toda a superfície da génoise. Separe 1/3 para a cobertura de chocolate. Enrole  como um rocambole normal. Coloque sobre o prato de apresentação e cubra com o restante da ganache. Se quiser fazer as ranhuras para imitar a casca do ronco de árvore, utilize um garfo. Reserve na geladeira por umas duas horas antes de servir. 

a apresentação da bûche de noël de chocolate

GettyImages

Deixe sua bûche na geladeira até o momento de servir, ela ficará bem firme e fresca para finalizar uma refeição de festa, normalmente copiosa. Como pede a tradição natalina, você pode decorar seu tronco com pequenos personagens, elementos natalinos, folhas douradas... Pode pulverizar seu tronco com açúcar de confeiteiro para imitar a neve dos países nórdicos, etc.

Esta receita pode ser utilizada durante todo o ano, como um simples e delicioso rocambole de chocolate, para uma sobremesa ou lanche (sem as decorações natalinas... é claro...!!!).

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Bolo brigadeiro revisitado com Ferrero Rocher® e Kit Kat®!

Nós revisitamos o célebre bolo brigadeiro com Ferrero Rocher® e Kit Kat®. Vocês não imaginam a delícia!

PARA O GANACHE DE BRIGADEIRO:

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 g de chocolate amargo
  • 30 g de manteiga
  • 150 g de creme de leite

PARA O BOLO:

  • 3 ovos
  • 120 g de açúcar
  • 2 colheres de óleo
  • 160 g de farinha de trigo
  • 30 g de cacau em pó
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 iogurte natural


DECORAÇÃO:

  • Kit Kat
  • Ferrero Rocher


ETAPA 1: PREPARE O GANACHE

Derreter o chocolate com o leite condensado. Adicionar o creme de leite e a manteiga no final do cozimento. Colocar metade da preparação em um saco de confeitar com bico "pitanga" e a outra metade em uma tigela. Leve-os à geladeira até preparar o bolo.


ETAPA 2: O BOLO

Bater os ovos com o açúcar. Adicionar o óleo, a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e misturar com uma espátula. Adicionar também o iogurte e misture. Despejar em forma redonda (sem furo), untada e enfarinhada e assar por 20 minutos a 180 ° em forno preaquecido. Não deixe de fazer o teste do palito para conferir o cozimento do bolo, o tempo pode variar de forno para forno.


ETAPA 3: MONTAGEM

Depois que o bolo estiver cozido e frio, cortar delicadamente ao meio. Colocar uma das duas metades do bolo em um prato e cubrir com o ganache de chocolate. Colocar a outra metade do bolo e cubrir novamente com o ganache a parte superior e as laterais. Alisar a superfície do bolo, adicionar os "Kit Kat" ao redor do bolo e, com a ajuda de um saco de confeitar, decorar a parte superior do bolo com o ganache de chocolate e adicionar os Ferrero Rochers para finalizar.

Comentar este artigo

5 receitas realmente originais para preparar com nozes! Como fazer verrines doces para o Natal para uma sobremesa fácil e chic?