Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Marinadas com molho de soja: 3 clássicos japoneses para experimentar com certeza!

Stock-Adobe

A marinada é o pequeno segredo culinário que faz grandes pratos. Consiste em deixar um alimento descansar por várias horas em uma solução líquida aromática. Este pequeno banho tem o poder de dar muito sabor ao produto e, no caso da carne, permite amaciar consideravelmente a carne antes de cozinhar.

Potente e altamente salgado, o molho de soja é um ingrediente perfeito para uma marinada. É provável que sendo muito potente dê caráter aos vegetais os mais discretos, mas é suficientemente camaleão para se adaptar a todas as carnes, peixes e até frutos do mar, prova em três receitas do Japão.

 O tataki de peixe

 Você conhece o tataki? Esta técnica de culinária japonesa consiste em passar rapidamente carne ou peixe em uma panela ou diretamente na chama, antes de fazê-lo marinar brevemente. Na chegada, o coração do produto permanece cru, enquanto o exterior é delicadamente crocante. Para fazer uma marinada com o tataki de peixe, nada mais simples: molho de soja, óleo de gergelim, isso é tudo.

Frango marinado com yuzu

  Derivada do cruzamento de uma tangerina selvagem com um limão, a yuzu é uma fruta cítrica muito cultivada no Japão. Dá um sabor especial a esta marinada. Para marinar duas coxas de galinha, misture 75 ml de molho de soja, 25 ml de mirin, uma colher de chá de açúcar mascavo, algumas pitadas de pimenta (a ajustar de acordo com a sua tolerância), um pequeno dente de alho esmagado e uma colher de sopa de suco de yuzu. Marinar o frango durante a noite na mistura antes de cozinhar em fogo alto, idealmente churrasco.

Oshinko: legumes crus marinados para mastigar

 Não é apenas carne e peixe que pode ser marinada. Legumes também (e até mesmo frutas!). No Japão, os legumes em conserva oshinko servem como acompanhamento. Eles também podem ser usados para fazer maki vegetariano ou simplesmente mastigá-lo como um aperitivo. Para fazê-los, misture 250 ml de molho de soja, 100 ml de vinagre de arroz e três colheres (de sopa) de mirin (um álcool de arroz doce). Marinar crudités (rabanete, pepino, cenoura) cortado em cubos na mistura, durante a noite. Escorra e polvilhe com sementes de gergelim torrado antes de comer.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

DETOX-SE!!! Este SUCO VERDE vai fazer maravilhas na sua vida!

Nada melhor que um bom suco verde para desintoxicar e recuperar as forças! Nossa nutricionista preparou esta delícia que você vai adorar! Bom apetite!

Comentar este artigo

5 sobremesas portuguesas famosas para experimentar com certeza! Oh là là! A receita simples para fazer macarons franceses em casa!