Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Um método genial de cozinhar gemas, você tem que experimentar!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Gemas de ovos confitadas em molho shoyu

Você tem duas ou três gemas na geladeira depois de fazer mousse de chocolate ou um pudim de claras? Aqui está uma ideia original e extremamente simples de utilizá-las: a "soy cured egg yolk". Em português, poderíamos traduzir como "gema de ovo confitada em soja". Isso envolve marinar uma gema de ovo em molho de soja para obter uma iguaria bastante surpreendente e perfeita para acompanhar uma tigela de arroz.

Dependendo de quanto tempo ficou no molho de soja, a gema do ovo pode ficar líquida, cremosa ou praticamente cristalizada: cabe a você testar e ver o que prefere. Para nós, a consistência perfeita é obtida após 8 ou 9 horas no molho de soja: a película que envolve a gema resiste um pouco à pressão do garfo, mas o interior fica perfeitamente cremoso. Após 12 horas, a gema ainda está cremosa, mas "cristalizada".

 

Gemas de ovos confitadas em molho shouy

Como fazer uma gema de ovo confitada com molho de soja?

Nada é mais fácil. Despeje um pouco de molho de soja em uma pequena tigela e adicione  as gemas com cuidado, sem quebrá-las. Adicione mais molho de soja se necessário, as gemas devem ficar totalmente cobertas. Se tiver, você pode adicionar um pouco de Mirin ao molho de soja, este doce saquê trará notas doces à sua marinada. Passe um filme de PVC, coloque seu ramekin na geladeira e esqueça-o por lá entre 6 e 48 horas. Isso é tudo.

Essas gemas cremosas são perfeitas para acompanhar uma simples tigela de arroz. Dependendo do que você tiver, você pode adicionar sementes de gergelim torradas, um pouco de cebolinha, Nirá ou coentro picado, flocos de algas marinhas, Soborô (peixe bonito em flocos), alguns vegetais assados...

No Instagram, você pode obter mais inspirações e criar suas próprias misturas, basta digitar a hashtag #soycuredeggyolk: alguns adicionam alho, vinagre de maçã, mel ou molho de ostra à marinada. 

Lembre-se de sempre usar ovos bem frescos!

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Técnicas de Cozinha: ovos mollet perfeitos

Você sabe preparar ovos Mollet como um Chef? Ovos mollet são aqueles servidos inteirinhos, sem casca e que, quando cortamos, tem a gema que escorre, linda e deliciosa! Nada fáceis de fazer, mas depois da explicação do nosso chef Christophe, você vai se tornar um expert!

Comentar este artigo

31 receitas para você fazer em cada dia do mês de março! Queimar calorias rindo: é assim que o riso ajuda a perder peso!