Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

A diferença entre Torta,  Tourte, Cordonnier, Crumbles e Galettes

Confie em nós, há uma diferença!

© Getty Images

TOurtes, TORTAS, GALEtes, CRUMBLES E cordoniers

Não importa qual estação do ano, as tortas, tourtes, crumbles, cordonniers e galettes são sempre apreciadas com prazer. Se considerarmos que elas podem se adaptar às estações e a época maior ou menor da produção de certas frutas, elas são sobremesas imbatíveis.

No verão podem ser servidas bem frias acompanhadas de uma bola de sorvete e no inverno servidas ainda mornas, quase saindo do forno. Isto torna este tipo de sobremesa uma solução perfeita para qualquer ocasião e principalmente pela variedade de sabores que as frutas proporcionam. É bom também lembrar que muitas delas podem ser salgadas e a variedade de sabores não é menor.

Mas existe sempre o questionamento em relação à nomenclatura destas sobremesas. Muitas pessoas confundem tudo e acabam chamando tudo de "torta", o que não deixa de ser uma verdade, a partir do momento em que são sempre feitas de um recheio, geralmente de frutas, e uma massa. Mas passemos ao esclarecimento das diferenças.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

CRUMBLE de NUTELLA com PERAS, você não imagina a delícia!

Uma deliciosa torta típica da Inglaterra, o crumble normalmente leva uma base de frutas com uma espécie de farofa, o crumble, por cima e depois é assada no forno. A farofa geralmente tem uma fruta seca para dar a crocância e o sabor, além de farinha e muita manteiga! 

Nesta versão, escolhemos as peras como fruta e elas levam uma camadinha de Nutella antes do crumble, dá pra imaginar a delícia?!

Ingredientes:

  • 3/5 xícara de açúcar mascavo
  • 1 xícara de farinha
  • 1 e 1/4 xícaras de farinha de amêndoas
  • 1/2 xícara de manteiga bem gelada
  • Peras
  • 2/5 xícara de água
  • 1/4 xícara de açúcar
  • Nutella

Modo de preparo:

 Siga o passo a passo do vídeo para o modo de preparo, mas deixamos aqui algumas dicas:

  1. As peras passam por uma rápida fervura para que não desmanchem, afinal, ainda vão ao forno;
  2. Na hora de fazer o crumble, ou seja, a farofa, é preciso que a manteiga esteja muito gelada e, o ideal é que você use uma faca para fazer a mistura ao invés das mãos. O objetivo é que as farinhas e o açúcar grudem nos grumos de manteiga deixando a farofa bem granulada. Cuidado se for usar as mãos para não acabar tendo uma massa compacta!
  3. Bom apetite!

 

Comentar este artigo