Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Vitamina C: os alimentos que vão te ajudar a rejuvenescer e reduzir o colesterol

,
Receitas sem Fronteiras

Em determinadas épocas, é aconselhável fortalecer o sistema imunológico, ajudando-o a neutralizar possíveis desconfortos... Para fazer isso, você terá que inserir o máximo possível de alimentos ricos em vitamina C.

© iStock / Getty Images Plus / AaronAmat

Proteja-se com vitamina C

A vitamina C ou ácido ascórbico é uma molécula essencial que desempenha um papel importante em nosso metabolismo. É também um poderoso antioxidante  e também está envolvida na cura e manutenção do sistema imunológico.  A vitamina C deve ser fornecida por nossa dieta porque nós não somos capazes de produzi-la. Uma alimentação diversificada permite cobrir as contribuições diárias essenciais. No entanto, é possível saber seu nível de vitamina C simplesmente fazendo um exame de sangue no laboratório.

Qual é o papel da vitamina C?

  • A vitamina C é um antioxidante: ajuda a lutar contra os radicais livres que atacam nosso DNA e nossas células (estresse oxidativo). Os radicais livres são produzidos pelo nosso organismo quando este é sujeito a agressões externas: poluição, stress, tabaco, álcool, radiação ultravioleta, produtos químicos ou durante determinados processos celulares, nomeadamente os que envolvem moléculas de oxigênio.
  • Participa da formação do colágeno essencial para a produção das fibras elásticas contidas nos vasos sanguíneos, tendões, ligamentos e gengivas. 
  • Ajuda a absorção de ferro do intestino. Graças a esta vitamina, o corpo assimila melhor o ferro dos alimentos.
  • Participa da síntese de diferentes hormônios e permite o bom funcionamento de várias enzimas.
  • Desempenha um papel na prevenção de doenças cardiovasculares, promovendo o metabolismo do colesterol.
  • Ajuda na eliminação de toxinas hepáticas.
  • Melhora a imunidade por meio de sua ação nas células brancas do sangue. Assim, participaria na melhoria das defesas antibacterianas.


P.S. Em geral, a dose diária de vitamina C recomendada varia de país para país, de 45 mg/dia a 110 mg/dia. O National Institute of Health americano prevê até 90 mg por dia, no Brasil, a Associação Brasileira de Nutrologia prevê uma RDA de 75 mg/dia para as mulheres e 90 mg/dia para os homens.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo