Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Do convento à mesa: 15 receitas tradicionais inventadas por freiras

Por,
Receitas sem Fronteiras

© iStock / Getty images Plus / carlosrojas20

Mole poblano

Outra das receitas estrela da cozinha mexicana e que tem origem nos conventos. É importante ter em conta que as instituições religiosas desempenharam um papel fundamental durante a Colônia, sendo centros não só espirituais mas também políticos e educativos. Possuíam extensas bibliotecas e escolas, além de defender diversos interesses da população local e também das famílias que se instalavam nas novas cidades. Esta situação acabou por influenciar a cozinha, onde as freiras se empenhavam em fazer as delícias dos hóspedes de alto escalão, como cardeais, vice-reis e famílias nobres.

Assim surgiu o famoso mole poblano no ano de 1685 por Sóror Andrea de la Asunción em um convento de Puebla, destinado a encantar o vice-rei Tomás Antonio de la Serna em sua visita à cidade. Novamente elementos de várias culturas foram combinados. Por um lado, os nativos chamavam de "mulli" um molho espesso que misturava diferentes tipos de pimenta com sementes de abóbora, cacau, capim santo e tomate, que era oferecido em cerimônias aos deuses. Por outro lado, os espanhóis trouxeram carne de frango com eles, embora os nativos comessem peru ou "guajolote" em ocasiões especiais. Finalmente, encontramos uma rica combinação de especiarias aromáticas das Índias, às quais foi adicionado gergelim ou "ajonjolí". Como resultado do trabalho culinário de Sóror Andrea, obteve-se um prato poderoso e refinado, único no mundo e que ainda é servido a dignitários e personalidades estrangeiras em visitas oficiais ao México.

Atualmente existem tantos tipos de mole quanto famílias, já que cada uma aperfeiçoa sua receita com o tempo (e não a divide com qualquer um). Como curiosidade, um dos melhores restaurantes gastronômicos do México serve um prato chamado "mole madre", já que a base do molho é sempre o mole do dia anterior.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Estrela de Natal com geleia e marzipan: festiva e deliciosa

Fizemos esta celestial Estrela de Natal com recheio de marzipan e geleia de framboesa especialmente para você!

Você gostaria de uma pequena novidade no Natal?

Ingredientes para a massa

  • 20 g de fermento de padeiro fresco
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 150 ml de leite morno
  • 50 gramas de açúcar
  • 2 ovos
  • 70 g de manteiga macia
  • 400 g de farinha

Ingredientes para o recheio

  • 100 g de geleia de framboesa (ou outro sabor de sua preferência)
  • 200 g de marzipã Zentis

Para aprender a fazer, basta seguir o vídeo, bom apetite e Feliz Natal!