Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Os 50 pratos que você não gostaria de comer por nada no mundo

Por,
Receitas sem Fronteiras

© Getty Images / gyro

Fugu (Baiacu) - Japão

O fugu japonês nada mais é do que o nosso velho conhecido Baiacu, aqueles peixes que inflam, virando uma "bola" quando ameaçados e, nesta hora, liberam uma neurotoxina, a tetrodotixona que, para os humanos, é 200 vezes mais mortal que o cianeto. Ela fica no fígado, intestinos e órgãos reprodutores do peixe, partes que não costumam ser consumidas, mas o problema é que se mesmo uma pequena dose entrar em contato com carne, ela poderia se tornar fatal.

Os japoneses desenvolveram uma forma de preparar o peixe que chega a ser uma arte e elimina o veneno mortal, mas ainda assim, o perigo é tanto que apenas os chefs que fizeram um curso especial para dominar esta técnica, podem trabalhar e servir o baiacu. Quando se degusta um fugu bem preparado, ele só provoca uma ligeira dormência na língua.

Para conhecer o peixe "bola" que faz este sushi tão especial, a foto dele está no final do artigo!


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Esta é a receita 100% italiana do delicioso macarrão carbonara

Nada mais saboroso, reconfortante e fácil de fazer que um macarrão à carbonara, mas muitos que a gente vê or aí não tem nada de original... Confira a versão tradicional italiana com receita da nossa queria chef Silvia Santucci!