Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Usar celulares, tablets e outros gadgets antes de dormir engorda...

Por,
Receitas sem Fronteiras

Usar celulares, tablets e outros gadgets antes de dormir engorda...

Muito bom o uso das novas tecnologias como o celular, tablets, computadores. Todos eles são sensacionais e não entendemos como  podíamos viver sem eles, mas... estudos recentes mostram que o uso destes aparelhos antes de dormir perturbam a qualidade do sono e podem provocar o aumento de peso.

O médico Daniel Siegel, num vídeo do Business Insider, explicou que a luz destes aparelhos provoca um estado de alerta nas pessoas, prejudicando o sono e ao mesmo tempo aumentando  a vontade de "lambiscar" durante o tempo que ficam acordados, por consequência... engorda.

Esta ingestão de petiscos não é apenas o responsável pelo aumento de peso. Devemos considerar que a falta de um sono tranquilo, de seis a oito horas, provoca uma irregularidade dos hormônios e, aumentando o nível de cortisol, a sensação de saciedade fica prejudicada. 

Outro fator são os picos de açúcar no sangue que ficam mais frequentes, alterando o metabolismo e pedindo cada vez comidas menos saudáveis.

A falta de sono provoca um cansaço que é resultado do uso de gadgets, deixando o metabolismo mais lento, dificultando a queima de calorias e gorduras e a digestão rápida dos alimentos ingeridos à noite.

Informações complementares:

A revista sueca Obesity publicou recentemente que estudos científicos mostram que os efeitos da insônia interferem enormemente nos hábitos alimentares. Dormir mal desacelera o ritmo do metabolismo fazendo com que o organismo sinta mais fome o que consequentemente... engorda. Outro fato interessante é que a falta de sono provoca até uma necessidade de consumo, fazendo com que estas pessoas comprem mais alimentos,  principalmente os mais calóricos.

Além disto tudo, pesquisas anteriores mostram que a falta de sono, o sono intranquilo, afetam o raciocínio a longo prazo e a capacidade de tomar decisões. Estes resultados provocaram a curiosidade dos estudiosos em fazer pesquisas para comprovarem todos estes fenômenos.

Colin Chapman, neurologista da Universidade de Uppsala, um dos autores do estudo afirma: "Nós trabalhamos com a hipótese de que o impacto da privação de sono sobre a fome e a tomada de decisão criaria uma ‘tempestade perfeita’ no cérebro, deixando-o incapaz de evitar compras calóricas impulsivas”.

 .

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A nova tendência em CAFÉ DA MANHÃ: o deliciosos SMOOTHIE BOWL!

Super saudável e a tendência do momento, o SMOOTHIE BOWL, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo

Outros países, outros padrões: a mulher perfeita em 18 países! RODA DOS ALIMENTOS: a proporção de cada um deles na sua alimentação diária!