Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Aplicativo de celular pode detectar sinais precoces da doença de PARKINSON

Um doença que, infelizmente, só é detectada quando os sintomas já estão avançados.

APP pode ser capaz de detectar precocemente o Parkinson

APP pode ser capaz de detectar precocemente o Parkinson

Uma das grandes dificuldades em se combater o Parkinson é pelo fato de a doença somente ser descoberta quando seus sintomas já estão bastante avançados, pois seus sintomas iniciais são extremamente sutis e de difícil detecção.

Não existem exames capazes de identificar a doença em seu início, permitindo o agravamento progressivo da moléstia ao longo dos anos, sem que o acometido se dê conta disso. Quanto mais tarde ele é diagnosticado, mais grave se torna a condição física do paciente, o que é bastante comum, justamente por esta impossibilidade de diagnóstico precoce.

Quedas, depressão, perturbação emocional que pode levar à depressão, são alguns dos riscos que um doente com Parkinson está exposto. Por isto, um diagnóstico precoce é tão importante nesta doença neurológica que destrói a capacidade motora da pessoa.

O mais surpreendente, é a que a solução para este grande problema por ser tão simples quanto atender um chamada no telefone celular ou enviar uma mensagem de texto. Um grande projeto europeu está desenvolvendo um APP para celular que monitoriza o comportamento dos cidadãos e que através da análise dos padrões de atividade indica se a pessoa tem Parkinson ou não. Os sinais são imperceptíveis, mas depois de submetidos ao software resultam num diagnóstico claro e praticamente inequívoco.

Pretende-se que cada cidadão que aceite participar na experiência - disponível na app i-Prognosis, no sistema operacinal Android - utilize o telefone normalmente. Os dados vão sendo colhidos, analisados e quando há suspeita de diagnóstico, a pessoa recebe um aviso. Tremor e fraqueza na voz são alguns dos sinais precoces da doença, uma vez que o aparelho vocal também é afetado.

O projeto também consiste que os participante recebam informações sobre a doença e sugestões de estratégia no seu combate, como por exemplo, exercícios físicos, qualidade do sono, jogos de celular, alimentação, tudo com o objetivo de minimizar o máximo possível os impactos da doença na coordenação motora do portador.

Não se sabe ao certo, mas estima-se que, no mundo, o Parkinson afete seis milhões de indivíduos. 

O Receitas Sem Fronteiras é um site iminentemente de receitas culinárias! Porém, tudo o que se refere à alimentação e saúde, nos sentimos na obrigação de transmitir, visando informar e contribuir para a saúde daqueles que confiam na nossa proposta e escolhem nos prestigiar. Nos ajude a transmitir esta notícia para o maior número de pessoas, compartilhando este artigo, afinal, esperança é sempre um alento para quem vê seu mundo "tremer".

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A nova tendência em CAFÉ DA MANHÃ: o deliciosos SMOOTHIE BOWL!

Super saudável e a tendência do momento, o SMOOTHIE BOWL, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo

PARE de COMPRAR ABACATE! PLANTE em CASA: veja COMO FAZER! Os EXERCÍCIOS para, finalmente, VOCÊ se LIVRAR dos PNEUZINHOS!!