Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Os utensílios de cozinha em bambu são realmente bons para a saúde?

Por,
Receitas sem Fronteiras

O bambu é um dos maiores aliados da natureza contra o efeito estufa. E na cozinha?  Os utensílios feitos com ele trazem também benefícios para nossa saúde? 

utensílios em bambu

utensílios em bambu

A boa ideia, para lutar contra a poluição plástica? Trocar os talheres e os pratos em plásticos  descartáveis por opções mais ecológicas? Como os pratos comestíveis, ou ainda talheres em materiais renováveis, 100%  biodegradáveis e compostáveis. No primeiro lugar das quais figura, de acordo com os vegetarianos, os pratos à base de fibras de cana de açúcar, folhas de palmeiras... ou bambu? Uma última alternativa que traz debate  no mundo da alimentação! Então, os talheres em bambu são realmente ecológicos e sem impacto sobre a saúde?  Não é tão certo assim! 

pratos de bambu: quais os riscos para a saúde?

De acordo com as últimas notícias sobre alimentos, copos de piquenique, pratos e lancheiras de bambu não são tão saudáveis. De fato, a Direção Geral de Concorrência, Consumo e Repressão à Fraude, bem como especialistas em saúde, estão soando o alarme sobre este tema.

O problema? Ao contrário dos utensílios de madeira, o desenvolvimento desses talheres exige a aglomeração de fibras ou pó de bambu por meio de um aglutinante específico, uma resina plástica. No entanto, após um processo de fabricação muitas vezes mal controlado, certas substâncias químicas contidas nessa resina migram para alimentos. Em particular, a melamina, prejudicial aos rins, e o formaldeído, um conhecido agente cancerígeno.

talheres em bambu x ecologia

Apesar da ausência de regulamentação relacionada à confecção de talheres de bambu, objetos desse tipo foram recolhidos pelo fabricante, conscientes dos riscos à saúde. Principalmente artigos de puericultura que provavelmente contêm comida para bebê aquecida. O problema? O calor facilitaria a migração de produtos químicos para alimentos ...

Além disso, os aglutinantes necessários para fazer talheres de bambu não são, em geral, renováveis. Porque se os pratos e talheres de bambu são reutilizáveis, eles não são compostáveis nem biodegradáveis. Assim, suas virtudes ecológicas não seriam tão fantásticas!

Para evitar os possíveis riscos de contaminação prejudicial à saúde enquanto luta contra a poluição por plásticos, outras opções estão disponíveis para você. Pratos de vidro, aço inoxidável ou porcelana muito mais saudáveis.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A nova tendência em CAFÉ DA MANHÃ: o deliciosos SMOOTHIE BOWL!

Super saudável e a tendência do momento, o SMOOTHIE BOWL, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo

Os 5 molhos da culinária francesa (com suas respectivas receitas) Os 30 alimentos que estão destruindo o planeta