Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Preços despencam e LAGOSTA é incluída em cardápio de FAST FOOD!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Lagosta vira comida de fast food!

 

Se aqui no Brasil e em Portugal a lagosta é considerada uma iguaria não muito acessível por ser um dos pratos mais caros dos restaurantes, nos EUA, a quantidade de lagostas é tanta que está fazendo com que ele se torne um produto popular.

Nos últimos anos, o Maine, estado americano resposável por 85% da lagosta pescada no país, viu crescer a oferta do crustáceo de forma absurda (ano passado foram pescadas 56 toneladas de lagostas), o que está gerando uma queda nos preços e, consequentemente, uma banalização do consumo. 

O fenômeno se origina no aumento da temperatura das águas próximas à costa dos Estados Unidos, o que facilita a reprodução e crescimento delas. Além desta alteração, estudos mostram que os predadores das lagostas vindos do Atlântico Norte, principalmente o bacalhau, também diminuiram devido à degradação da região.

Apesar de ter ares de "bonança", a situação preocupa os estudiosos já que o aquecimento global está apenas começando e não se conhece ainda a extensão das alterações que serão causadas e, menos ainda, suas consequências.

A queda dos preços no mercado faz que com que as as lagostas estejam a cada dia mais presentes na mesa dos americanos. “O Maine produz a lagosta mais barata do mundo”, diz Robert Steneck, investigador da Universidade do Maine.

Em comparação com a situação das lagostas em restaurantes do mundo inteiro, parece brincadeira quando imaginamos que elas, nos Estados Unidos, fazem parte das cadeias de fast food como, por exemplo, o McDonald's que criou novos bifes de hamburguer com carne de lagosta.

Vale lembrar que, em outras épocas, as lagostas serviram como alimento para os presidiários americanos e eram também muito usadas como iscas de pesca. 

Então, fica a pergunta, será que este delicioso crustáceo vai deixar de ser uma cara e desejada iguaria, feita cuidadosamente por grandes chefs do mundo inteiro para se tornar, novamente, um prato popular?! 

O que você acha disso tudo?! Comente com a gente! Será que o hamburguer de lagosta é gostoso?! 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo receita: uma versão revisitada do sanduiche BLT americano!

Uma delícia vinda diretamente dos Estados Unidos, o sanduíche BLT ( que, em inglês, quer dizer, bacon, alface e tomate) em uma versão revisitada que vai entrar pra lista dos seus preferidos! Confira nossa receita!

Comentar este artigo

Como fazer uma sopa de cebola com crosta de massa folhada? - Receita passo a passo FRAPPUCCINO DO STARBUCKS: aprenda a fazer em casa! - Receita passo a passo