Divulgados os restaurantes da 1ª versão do guia Michelin brasileiro!
Para os que aguardavam a saída da lista, a angústia acabou! Saiu a lista dos 145 restaurantes do 1° Guia Michelin brasileiro.

A divulgação da lista do primeiro guia Michelin brasileiro estava prevista para abril de 2015, mas acabou sendo divulgada bem antes. Não sabemos se a divulgação foi proposital ou se houve um vazamento das informações. Mas para nós que esperávamos ansiosos por ela, pouco importam as razões, o que interessa é que ela está disponível (pelo menos agora, na manhã de sexta, dia 20 de março!) no site da organização e são 145 restaurantes descritos.
São 16 restaurantes agraciados com 1 estrela, sendo 9 em São Paulo e 7 no Rio de Janeiro:
Rio de Janeiro:
- Oro
- Roberta Sudbrack (chef Roberta Sudbrack)
- Le Pré Catelan
- Olympe (leia-se chef Claudre Troigros e seu filho Thomas)
- Attimo (Chef Jefferson Rueda)
- Mee
- Lasai
São Paulo:
- Dalva e Dito (chef Alex Atalla)
- Kinoshita
- Epice (chef Alberto Landgraf)
- Kosushi (chef George Yuji Koshoji)
- Tuju (chef Ivan Ralston, segundo o guia, um dos mais promissores chefs brasileiros)
- Huto
- Maní (chefs Helena Rizzo and Daniel Redondo )
- Jun Sakamoto (chef Leonardo Jun Sakamoto)
- Fasano
Somente um restaurante recebeu 2 estrelas e com 3 estrelas, a espera continua, vamos ter que aguardar as próximas edições do guia, já que nenhum restaurante brasileiro conquistou esse posto tão cobiçado!
O mais bem colocado da lista, com 2 estrelas é paulista e trata-se, nada mais, nada menos do que o D.O.M., do nosso querido chef Alex Atalla, que pode se considerar duplamente vencedor, já que o Dalva e Divo, também assinado por ele, recebeu 1 estrela!
Não podemos deixar de comentar que 25 restaurantes receberam o título de Bib Gourmand! Entre eles, o Tartar & Co do chef Erick Jacquim, o Sal Gastronomia do chef Henrique Fogaça e o Arturito da chef Paola Carosella, os três jurados da 1 edição brasileira do Masterchef.
Curiosamente, triando os agraciados por tipo de cozinha temos: 5 de cozinha oriental (sendo 4 japoneses), 4 na cozinha criativa (um deles o D.O.M.), 3 na moderna, 2 de cozinha internacional, um francês, um italiano e um brasilieiro, o Dalva e Dito.
Outros artigos quentinhos, saídos do forno!
Cupcakes - a coqueluche
Diga-me que café tomas e te direi quem...
A marmita no trabalho, cada vez mais...
Comentar este artigo