Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Cupcakes - a coqueluche

Por,
Receitas sem Fronteiras

 

Porque os cupcakes viraram moda?

Não estou tão certa, mas pouco importa, porque não há como resistir a esses pequenos bolinhos!


O que é um cupcake?

São simplesmente pequenos bolinhos assados em fôrmas de papel e, geralmente, confeitados com generosos glacês. A decoração pode ser feita como se fosse um ambiente da sua casa. Alguns preferirão algo mais sóbrio e minimalista, outros se revelarão verdadeiros artesãos, enquanto boa parte deixará vir à tona seu lado kitsch.


Por que se fala tanto em cupcakes?

Cupcakes deliciososNos Estados Unidos, eles se tornaram um vício. Há milhões de lojinhas dedicadas a eles e a mais conhecida é a Magnolia Bakery, que podemos ver em várias séries americanas. Na internet, brotam blogs sobre o assunto e as boutiques americanas se enchem de utensílios e ingredientes para decoração.


Mas não se engane, se esta mania é relativamente recente, os cupcakes não são nenhuma grande novidade. A bem da verdade, sua origem está nos pequenos bolos que fazíamos para distribuir em festas infantis ou em pequenas festas em geral. Podemos encontra-los também na Inglaterra sob o nome de "fairy cakes".


Como fazê-los?

Para a massa, é bem simples: massa de bolo simples, massa do bolo “quatro quartos” ou, por que não, uma massa à base de iogurte. O mais importante é assá-los em fôrmas de papel para manter sua autenticidade.


Para a cobertura, a escolha é vasta: cremes amanteigados, ganaches, cream cheese, glacê real, chantilly, merengues, etc.


Já em termos de decoração, agora é a hora de tirar da gaveta seu saco de confeiteiro, seus corantes e de percorrer as lojas especializadas para encontrar aletrias e outros ingredientes para decorar seu cupcakes.


Para dar uma ideia, há vários livros em português sobre o tema. Consulte também os blogs americanos, são bastante instrutivos.


Degustação e receitas

Para degusta-los, procure por cafés especializados, mas, se em sua cidade não tiver essa opção, possivelmente alguma padaria já tenha modelos mais simples disponíveis para o consumo. Como é de costume, o cupcake, ainda que seja originariamente doce, já pode ser encontrado em versões salgadas.


Confira algumas sugestões de cupcakes da nossa equipe:

 

 

 Cupcakes - uma delícia de bolinho

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Bolo brigadeiro revisitado com Ferrero Rocher® e Kit Kat®!

Nós revisitamos o célebre bolo brigadeiro com Ferrero Rocher® e Kit Kat®. Vocês não imaginam a delícia!

PARA O GANACHE DE BRIGADEIRO:

  • 1 lata de leite condensado
  • 200 g de chocolate amargo
  • 30 g de manteiga
  • 150 g de creme de leite

PARA O BOLO:

  • 3 ovos
  • 120 g de açúcar
  • 2 colheres de óleo
  • 160 g de farinha de trigo
  • 30 g de cacau em pó
  • ½ colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 iogurte natural


DECORAÇÃO:

  • Kit Kat
  • Ferrero Rocher


ETAPA 1: PREPARE O GANACHE

Derreter o chocolate com o leite condensado. Adicionar o creme de leite e a manteiga no final do cozimento. Colocar metade da preparação em um saco de confeitar com bico "pitanga" e a outra metade em uma tigela. Leve-os à geladeira até preparar o bolo.


ETAPA 2: O BOLO

Bater os ovos com o açúcar. Adicionar o óleo, a farinha, o cacau, o fermento, o bicarbonato e misturar com uma espátula. Adicionar também o iogurte e misture. Despejar em forma redonda (sem furo), untada e enfarinhada e assar por 20 minutos a 180 ° em forno preaquecido. Não deixe de fazer o teste do palito para conferir o cozimento do bolo, o tempo pode variar de forno para forno.


ETAPA 3: MONTAGEM

Depois que o bolo estiver cozido e frio, cortar delicadamente ao meio. Colocar uma das duas metades do bolo em um prato e cubrir com o ganache de chocolate. Colocar a outra metade do bolo e cubrir novamente com o ganache a parte superior e as laterais. Alisar a superfície do bolo, adicionar os "Kit Kat" ao redor do bolo e, com a ajuda de um saco de confeitar, decorar a parte superior do bolo com o ganache de chocolate e adicionar os Ferrero Rochers para finalizar.

Comentar este artigo

Entre gostos e sabores ESCASSEZ DE NUTELLA. SERÁ POSSÍVEL?