Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

A marmita no trabalho, cada vez mais irresistível!

La Lunchbox au boulot, pourquoi on succombe ?

Antigamente ninguém levava seu almoço para o trabalho. Ia-se à cafateria ou lanchonete e na sexta feira permitia-se, às vezes, um almoço no restaurante.  Mesmo assim acontecia de ir buscar um sandwich, mas não passava disto. De qualquer maneira , não existia forno ou micro-ondas para aquecer a eventual marmita (lunchbox).

Hoje os hábitos mudaram e  é muito prático e comum vermos as pessoas almoçando no trabalho, mesmo sabendo que próximo, ou mesmo no mesmo prédio, existem lanchonetes.

Eu me lembrei de uma conversa com o sociólogo, Jean-Pierre Poulain que me dizia , há dois anos, que a verdadeira tendência,  não é  apenas o fato de que as pessoas cozinham  mais em casa, mas que eles almoçam cada vez mais no trabalho.

Ele tinha razão!

Como eu sou curiosa,  eu fiz minha pequena pesquisa no  meio do grupo do qual nós fazemos parte, no sentido de compreender porque as pessoas almoçavam no trabalho.  Não se trata de uma sondagem oficial mas mesmo assim eu recolhi 150 respostas  muito preciosas para compreender porque levamos, às vezes, nosso almoço para o trabalho.

Em nosso dossier  " Eu almoço no trabalho ", não deixe de ler também nosso artigo: Potes de conserva vintage. E se passássemos ao vidro para nossas refeições no trabalho? 

 

porque levar um lunchbox ?

Pourquoi apporter une Lunchbox ?

De 143 pessoas interrogadas, 11% levam todos os dias uma marmita (lunchbox), 15%  levam de 2 a 3 vezes por semana e 30% levam 2 vezes por mês.

O que importa é o lado econômico, seguido de perto pelo lado sadio do lunchbox.

Trata-se às vezes também de uma  necessidade quando se é vegetariano ou quando tem-se intolerâncias alimentares, já que as escolhas são muito restritas  nas lanchonetes ou nos restaurantes.

O lado original dos lunchboxes não parece ser um grande critério, ao mesmo tempo, é divertido quando vemos marmitas muito criativas e às vezes tão bonitas que parecem de mentira. Imagens de lunchbox criativos são muito comuns no Pinterest.

 

Tem o que nos lunchbox ?

Il y a quoi dans nos Lunchbox ?

Na maioria,  sobras da véspera para reesquentar ou uma grande salada que se completa com as sobras. Vocês são mesmo assim, bastante numerosos, cozinhando rápido para encher a marmita no dia seguinte.

Todas as ideias de Lunchbox recolhidas em nossas sondagens  dão fome, são  muito inspiradas e frequentemente muito equilibradas:

  • um purê a ser esquentado e servido com presunto;
  • uma salada de massas com frango,  agrião,  pepinos, tomates, etc.;
  • legumes ou feculantes com carne e salada ou legumes ralados (beterraba, cenoura, rabanete, etc), acompanhados de uma fruta e/ou um iogurte;
  • uma legumes refogados no inverno e salada verde no verão com peixe ou carne branca;
  • uma salada com melão e abacate no verão, grãos de girassol e crakers  integrais; seguidos de uma fruta como sobremesa;
  • uma grande salada de legumes, salmão  e ricota;
  • uma salada de repolho como entrada, mais  uma grande quantidade de legumes com um pouco de arroz,  frango ou peixe e um creme como sobremesa;
  • um purê de ervilhas  secas caseiro com lascas de presunto cru;
  • uma salada de quinoa , abacate e presunto de Parma;
  • uma salada caseira com frango, abacate, parmesão,  presunto e tomates.

Um Lunchbox vegetariano:

  • tofu com legumes (salada, brócolis, pepino, tomates,  cerejas, alcachofras  marinadas, azeitonas, etc), suco de limão e grãos (gergelim, girassol, ...);
  • salada verde, arroz ou massa, legumes (tomates, palmito, milho, pepino...), mais um iogurte ou uma fruta, um pedacinho de chocolate para acompanhar um café...
  • uma salada de lentilhas com cenouras, feta e  coentro.
  • uma salada à base de quinoa e ou cereais, mais uma mistura de legumes, mais uma fruta como sobremesa

Uma linda caixa Bento (embalagem de origem japonesa - ) com dois compartimentos com uma pequena salada como entrada e como prato uma sobra de quiche da véspera ou legumes cozidos e carne.

Um lunchbox preparado com amor por uma vovó, com legumes do jardim!

Um lunchbox sem glúten com macarrão de arroz e uma carne ou nuggets caseiros com um molho de iogurte  e talharim de cenouras ou abobrinha.

 

Onde levar?

Falando em vasilhame,  é Tuppeware que nos vem à cabeça. 

Vocês são um pequeno número a preferir o bentô (termo japonês que significa uma  refeição rápida apresentada em lindas caixas  para serem comidas fora de casa). Quer saber mais sobre os bentôs e a arte das marmitas? Leia nossa entrevista com Samantha Lee, a rainha do baby food art!

Já os recipientes recicláveis não parecem  preferidos.

Quanto aos potes de vidro dos quais eu faço elogio no outro artigo e que são tendências nos blogs anglo-saxões e no Pinterest, eles parecem ser pouco utilizados.

A  grande maioria de vocês prefere comer comidas quentes e aproveitam a cozinha para aquecer seus pratos.

Os talheres: 

Boa nova para o planeta, vocês são  muito numerosos a trazer seus talheres de casa. Nada de descartáveis!

 

e em companhia de quem a comemos e onde ?   

Et avec qui on la mange et où ?

O  que mais me divertiu nesta pesquisa é que vocês são muito numerosos a decidir, de acordo com seu humor, se vocês vão degustar seu lunchbox sozinho ou com seus colegas. E preciso crer que vocês  estão muitas vezes de bom humor pois a maior parte de vocês almoça entre colegas e alguns todos os dias.  Acontece mesmo de dividir pratos feitos em casa entre colegas.

O prazer de almoçar no parque vem frequentemente em suas respostas, isto dá prazer. E, se temos uma bela praça em frente e se o dia está bonito, porque não almoçar apreciando a beleza da vegetação e o canto dos pássaros, cada vez mais presentes em nossas ruas e praças...

Pouca gente opta por almoçar em frente do escritório.  Quando o fazem,  é mais para passar um tempo calmo lendo as atualidades em sua telinha ou um livro.

 

E você, você é mais Lunchbox ou mais restaurante ?

 

Quem assina o original deste artigo é a blogueira francesa e redatora chef do site de culinária 750 grammes, Pascale Weeks!

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

DETOX-SE!!! Este SUCO VERDE vai fazer maravilhas na sua vida!

Nada melhor que um bom suco verde para desintoxicar e recuperar as forças! Nossa nutricionista preparou esta delícia que você vai adorar! Bom apetite!

Comentar este artigo

Horóscopo Gastronômico - Outubro de 2014 Potes de conserva vintage. E se passássemos ao vidro para nossas refeições no trabalho?