Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Uma mosca pousou em sua comida; o que você faz? Descubra como você deve proceder

Por,
Receitas sem Fronteiras

Uma mosca pousou em sua comida; o que você faz? Descubra como você deve proceder

Na tranquilidade da sua cozinha, você se surpreende pela presença de uma intrusa, bastante comum na maioria dos lares, que pousa exatamente sobre o seu alimento. Responda para si mesmo: o que você faz? 

Não dá para negar o quanto tal situação é comum e, sem demagogia, a maioria de nós acaba por espantá-la apenas, ansiosos que estamos para continuar a degustar da comida nossa de cada dia.

Porém, esta situação pode apresentar mais riscos à nossa saúde do que a nossa vã sabedoria imagina.

O problema é que esses insetos podem regurgitar (vomitar) ou mesmo defecar sobre os alimentos ou utensílios, e se isso acontecer, podem contaminá-lo com muitas bactérias potencialmente perigosas, como salmonela, tuberculose e muitas outras.

Portanto, recomenda-se que se uma mosca pousar em sua comida, o melhor é parar de comer e jogar a comida fora.

Uma mosca pousou em sua comida; o que você faz? Descubra como você deve proceder

E o assunto é sério. Tanto, que um grupo de cientistas/pesquisadores da Universidade da Flórida, analisaram o comportamento de insetos que rondavam lixeiras e alguns restaurantes, e descobriram que existe relação entre a presença desses insetos e o surgimento/desenvolvimento de várias doenças.

Para os adultos saudáveis, o problema nem é tão grande, já que eles têm a capacidade de combater a maioria das bactérias transportadas por esses insetos. Porém, a maior preocupação está sobre crianças e idosos, assim como pessoas com baixa imunidade, inclusive aquelas submetidas à quimioterapia, pois ficam bem mais vulneráveis a este tipo de "ataque".

O especialista em controle de pragas, Ron Harrison, em publicação no Metro, esclareceu que “as moscas precisam apenas tocar a sua comida por 1 segundo para que suas pernas ou os pequenos pelos que têm sobre o corpo transfiram os germes de todas as coisas nojentas que elas comem para o que você está comendo. E uma vez que as moscas podem transferir perigosas e contagiosas doenças como cólera, diarreia e febre tifoide, é provavelmente melhor evitar comer aquilo que moscas pousaram”.

Dessa forma, conclui-se que o melhor a fazer é se desfazer do alimento tocado por este tipo de inseto. E como prevenção à sua presença, manter sempre a cozinha limpa, os alimentos cobertos e, se possível, instalar telas de proteção nas janelas. Afinal, prevenir é sempre melhor que remediar.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Smoothie Bowl: saudável, gostoso e impossível resistir!

Super saudável e a tendência do momento, o smoothie bowl, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo

Padeiro japonês cria pães que, de tão criativos e originais, dá pena de comê-los Conheça uma revista culinária online com 6.600 receitas ilustradas