Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Reduzir o sal na alimentação pode causar problemas cardíacos

Por,
Receitas sem Fronteiras

Redução de sal pode prejudicar coração

A redução do sal em nossa alimentação tornou-se uma obsessão e até leis obrigam a diminui-lo  em produtos industrializados. Tudo isto estaria correto se não chegasse até o extremo do exagero e da fobia  pois tudo tem limite. Se até os animais na natureza procuram acrescentar sal em sua alimentação, porque bani-lo de nossos pratos?

Novas pesquisas demonstram que um baixíssimo consumo de sódio em nossa alimentação pode ser igualmente prejudicial tanto quanto o exagero.

O sódio é considerado um vilão para a saúde, sobretudo para as pessoas com hipertensão. No entanto, um novo estudo mostrou que o teor muito baixo do consumo deste primordial tempero pode da mesma forma aumentar os riscos para os cardíacos. Este estudo foi recentemente publicado no jornal científico The Lancet.

Os pesquisadores do Instituto para Pesquisa em Saúde Pública (PHRI, sigla inglesa) da Universidade PcMaster e do Hamlton Health Sciences, ambos do Canadá, chegaram a esta conclusão, após estudos de observação, num total de 133.118 pessoas (63.559 com hipertensão e 69.559 normais), acompanhados por quatro anos. Todos estes voluntários tiveram seu consumo de sódio avaliados por exames de urina.

Os resultados destes estudos mostraram que os voluntários com pressão alta, que consumiam mais de sete gramas de sódio por dia, corriam um risco 23% maior de eventos cardiovasculares comparado com aqueles que ingeriam apenas quatro ou cinco gramas por dia. A surpresa maior, no entanto, é que este risco subiu para 34% para aqueles que consumiram menos de três gramas de sódio por dia.

Entre os voluntários sem hipertensão, não houve aumento de risco de doença ou morte por problemas cardiovasculares nos que consumiam mais de sete gramas  de sódio por dia. No entanto, para os que consumiam menos de três gramas por dia, o risco teve um aumento de 26% comparado com aqueles que consumiam entre quatro e cinco gramas por dia.

Andrew Mente, principal autor do estudo concluiu: "Estes resultados são extremamente importantes para aqueles que sofrem de pressão alta. Embora nossos dados destaquem a importância de reduzir uma ingestão de sal elevada, ele não recomenda reduzir esta quantidade para níveis muito baixos".

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A nova tendência em CAFÉ DA MANHÃ: o deliciosos SMOOTHIE BOWL!

Super saudável e a tendência do momento, o SMOOTHIE BOWL, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo

Cookies gigantes de chocolate ao leite - Receita passo a passo Achocolatado em pó caseiro: mais gostoso e mais saudável