Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Conheça a tinta que além de ser autolimpante, mata vírus e bactérias, purifica o ar e elimina odores

Não é novidade que o bem-estar e a saúde estão diretamente ligadas aos alimentos que consumimos. Mas, se você ainda não sabe, você descobrirá que a tinta que você usa em sua casa, por exemplo, também pode estar diretamente ligada à sua qualidade de vida e de sua família.

Conheça a tinta que além de ser autolimpante, mata bactérias, purifica o ar e elimina odores

Seja nas ruas ou nos ambientes domésticos e comerciais, quem não sofre com os problemas da poluição? Pois é, mas uma novidade vem prometendo amenizar - e muito - este problema: uma tinta que "engole" a poluição e  elimina micro-organismos, como fungos e bactérias. Tudo, graças a uma reação química chamada de Fotocatálise.

A tinta pode ser usada em revestimentos externos e internos, assim como em telhados, paredes, cerâmicas e outras superfícies. Porém, o melhor resultado se vê em ambientes internos, onde a tinta pode, além da poluição, eliminar vírus, bactérias e fungos com maior facilidade.

Aliás, a Prefeitura de Roma vem apostando na micro tecnologia dessa tinta para reduzir os níveis de contaminação do ar da cidade.

Como primeira experiência, tomou-se um túnel como teste de eficiência da tinta, medindo o índice de poluição do ar três semanas antes da aplicação da mesma no interior desse túnel. Após a aplicação da tinta, numa nova aferição do índice de poluição, pode ser constatado que houve uma queda de 51% no índice de contaminação do ar. Atualmente, a cidade de Roma vem usando a tinta em vários pontos turísticos, tanto interna como externamente.

A substância que faz essa maravilha é o dióxido de titânio, um pó branco usado como pigmento não só nessa tinta, mas também em papel e plástico. Tal pó faz a fotocatálise, ou seja, aumenta a velocidade de reações químicas quando exposto à luz, fazendo a sujeira desaparecer no processo.

Com o calor da luz (natural ou artificial), a tinta libera radicais livres que quebram os agentes poluentes como o óxido de nitrogênio, por exemplo, transformando-os em moléculas de sal.

O procedimento teve como inspiração o processo de fotossíntese das plantas e já foi estudado e aprovado por diversas Universidades de diversos países, que confirma o funcionamento da criação.

A reportagem feita pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, fala sobre a eficiência dessa tinta:

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A nova tendência em CAFÉ DA MANHÃ: o deliciosos SMOOTHIE BOWL!

Super saudável e a tendência do momento, o SMOOTHIE BOWL, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo

Você sabe o que é 'catificação'? Aprenda a fazer um poderoso xarope caseiro e natural contra a gripe