Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

IDEIAS para comer FLOCOS DE AVEIA em versão SALGADA!

ThinkstockPhotos

Porque os flocos de aveia não são reservados apenas ao café da manhã, lanche ou sobremesas, podemos também utilizá-los na hora do almoço e jantar. Aproveitamos assim as virtudes nutricionais dos flocos de aveia, ficamos saciados e obtemos o máximo de fibras. Podemos variar diferentes flocos para não enjoar: sarraceno, quinoa, milhete, centeio , em resumo temos a escolha e podemos imaginar dezenas de receitas em todos os gêneros.

Em  sopa

Uma ideia perfeita para os dias de preguiça, mas para comer sadia e rapidamente. Basta 30 g de flocos de aveia, 200 ml de um caldo de carne ou simplesmente  água, depois de refogar cebola, alho, temperos, e os complementos que sua imaginação permitir, como queijo, ervas, produtos da estação, etc. 

Em galette

Os flocos de aveia são perfeitos para confeccionar as galettes. Podemos saboreá-las como acompanhamento, substituindo o pão, os buns para os hambúrguer ou como massa de pizza. Podemos também acrescentar queijo, especiarias e legumes para uma galette completa. 

Exemplo: 2 ovos, 1 abobrinha pequena ralada, 160 g de flocos de aveia, cebola batidinha, 1 colher (de café) de curry, azeite, sal, pimenta do reino, salsa, alho.  Refogue a cebola no azeite. Reserve. Misture a aveia, com a salsa, a abobrinha e alho. bata os ovos com 4 colheres (de sopa) de água e acrescente à mistura e a cebola. Leva à geladeira por alguns mints, depois forme as galettes e frite. Você pode substituir a abobrinha por seu legume preferido (alho poró, aspargos...).

Para galettes simples, esquente 150 ml de leite. Depois acrescente 125 g de flocos de aveia, sal, pimenta do reino e deixe inchar. Acrescente 1 ovo, misture bem, forme duas galettes e doure (dos dois lados) em frigideira untada com azeite.

Em risotto

Os flocos de aveia trazem um aveludado incomparável ao risotto clássico. A receita é a mesma que a do risotto clássico, com duas particularidades: substituímos todo o arroz por flocos de aveia à sua escolha e o preparamos em menos de 15 minutos. Vale a pena experimentar, não?

E este crumble de bacalhau? Prepare 4 filés de bacalhau fresco, colocando-os num refratário,  cobrindo-os com cebola batidinha, pápica, pimenta do reino, salsa, dos dois lados, regue com um filete de azeite e deixe na geladeira por meia hora. Prepare a cobertura: misture 4 colheres (de sopa) de farinha de espelta, 4 colheres (de sopa) de aveia, pimenta do reino, flor de sal, grãos de erva doce e 4 a 5 laranjinhas kinkans cortadas em pedaços e um filete de azeite para obter uma massa tipo farofa grossa. Preaqueça o forno a 200°C. Retire o bacalhau da geladeira, enquanto finalizava a farofa. Leve  bacalhau ao forno por 2 minutos, retire, vire e leve novamente ao forno por mais 2 minutos. Retire novamente, cubra cada pedaço com a farofa. leve ao forno novamente por 5 a 1 0 minutos, dependendo da espessura dos filés. Quando a crosta estiver dourada, retire decore co rodelas de kinkan e sirva.

Você pode usar a aveia também para fazer empanados que ficarão mais saudáveis:  Iscas de frango crocantes

Experimente estas outras receitas:

Bolo de carne

Torta de farelo de aveia com ricota e presunto

Panquecas de aveia com recheio de frango e cottage

Hambúrguer de atum com aveia

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Fazer LEITE DE AVEIA CASEIRO é muito fácil e rápido!

Uma ótima alternativa para os que tem intolerância à lactose ou mesmo os que preferem uma dieta vegetariana ou vegana, ou simplemente mais saudável!

Comentar este artigo

Esta BANANA se COME com a CASCA! 7 HÁBITOS na HORA de DORMIR que fazem você GANHAR PESO!