Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Esqueci de descongelar o peru a tempo: o que fazer agora?

Perus podem levar dias para descongelar ... Mas não se preocupe: você ainda pode salvar sua ceia!!

© Thinkstock

O peru é a peça central de nossas festas de fim de ano, por isso sabemos da pressão de ter que acertar. Mas e se você não começar a descongelá-lo cedo o suficiente?

Tirar o peru do congelador e passar para a geladeira é a melhor maneira de descongelá-lo, já que ele se mantém o frio o suficiente para evitar o crescimento de bactérias que podem levar à intoxicação alimentar. Mas literalmente leva dias: 1-3 dias se o seu peru for menor que 6 Kg, 3-4 se for entre 6 e 12 Kg, 4-5 para aves entre 8 e 10 Kg, e até 5-6 dias se você escolheu um peru de 10 a 12 Kg.

Basicamente, cada 2 a 3 Kg  de peru precisam de aproximadamente 24 horas para descongelar.

Essas figuras podem causar pânico no coração de um anfitrião quando o dia está próximo e você percebe que simplesmente não tem tempo. Mas felizmente há outro jeito!

Um banho de água fria poderá dar um efeito de descongelamento similar em muito menos tempo. Para isso, você precisará encher uma pia grande o suficiente para que o peru fique completamente submerso. Para cada quilo de peru, você precisará de 30 minutos de descongelamento.

Mas aqui está o problema: a água precisa ficar a 4° C ou abaixo o tempo todo para evitar riscos de desenvolver bactérias ou contaminação por salmonela. Isso significa que, se você tiver um peru especialmente grande que levará várias horas para descongelar, você precisará trocar a água com frequência para mantê-la em uma temperatura constante.


Este método de descongelamento rápido não é tão simples como apenas passar o peru para a geladeira, mas vai  salvar sua ceia!


Então, você se sente pronto para as festas de fim ano? Você já teve que descongelar seu peru rapidamente? Conte-nos nos comentários!


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Dica: Como preparar uma ave!

Chef Christophe ensina a preparar uma ave para os mais diversos usos!

Comentar este artigo

Orecchiette com salsicha branca e castanha portuguesa Garotas, atenção: 8 dicas para o sexo oral perfeito