Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Tendência preta: o CARVÃO VEGETAL, o que é?

©Thinkstock

O carvão, todo mundo fala dele. Vemos surgir pães completamente pretos sobre as prateleiras de nossas padarias e até temos dificuldade em imaginar comê-los com prazer e, no entanto, parece serem bom para nossa saúde e para nossa beleza.

O carvão ativado, o que que é?

Não se preocupe, não é aquele que nossas avós colocava no fogão da cozinha. Ele é feito a partir de madeira macia ou da casca de coco. Depois de ser submetido a uma temperatura que pode chegar a 900°C sem ar. Ele é em seguida novamente aquecido mas com ar e umidade. Esta segunda fase cria pequenas asperezas na estrutura, as mesmas que funcionarão como capturadores  para as bactérias ruins evacuadas em seguida já que o carvão não é digerido.

Para a saúde, o que o carvão traz?

Ele é reputado há muito tempo por seus benefícios digestivos e anti gases. Ele pode, então, ser incorporado em pó em todas as preparações, o que é ideal, melhor do que consumi-lo como complemento alimentar ( isto numa base de 1 a 2 colheres (de sopa) 3 vezes ao dia, sem ultrapassas 30 g).

O bom uso do carvão na cozinha

Vocês temem que seus alimentos fiquem com sabor de queimado? Sem problema, o carvão não tem nenhum sabor, no entanto ele vai causar surpresa na sua mesa com sua cor bastante inesperada. Condicionado em pó, você pode adicioná-lo numa massa de pão, num bolo, numa massa de torta na qual ele trará um fio de grafite interessante. Você pode igualmente juntá-lo a um smoothie de legumes ou frutas, se a ideia de beber um suco preto não lhe causa repulsa. Os tipos de cozimento que nós utilizamos diariamente não geram alterações nos efeitos benéficos do carvão, então não hesite em testar um pão com carvão, efeito garantido para seus convidados!

O cavão ativado, é bom para  a beleza interior, mas não apenas para ela...

Ele é também utilizado há muito tempo como ingrediente de beleza. Seus efeitos são purificantes e desintoxicantes para a pele e os cabelos. Em máscara facial  ele será o amigo daqueles que rastreiam as impurezas e o excesso de sebo (para ser usado pelos adolescentes, por exemplo). Em máscara para o cabelo, ele é purificante, anti poluição e deixa nossos cabelos brilhantes, flexíveis e macios. Associado a elementos como o pó de sementes de oliva, ele será um perfeito esfoliante para o corpo. Excelente para clareamento dos dentes!

Escolher bem

Verifique sempre na embalagem se está bem escrito: "100% carvão vegetal ativado".

As precauções que devem ser tomadas

Se você o consumir diluído na água ou outra bebida, preste bem atenção em enxaguar bem a boca depois a fim de evitar o depósito nos dentes. Utilize somente em tratamentos pontuais de 15 dias, de preferência pela manhã. Tomadas prolongadas podem provocar bloqueios no bom funcionamento do trânsito intestinal. 

Nos líquidos, dilua-o suficientemente para evitar qualquer risco de sufocamento.

Além dos benefícios para sua saúde (elimina impurezas, desintoxica, elimina gases...), para a beleza ajuda na limpeza de pele, clareamento dos dentes, tratamento dos cabelos e em forma de emplasto é usado na picada de insetos (vespas, escorpiões, aranhas...) e até cobra pois absorve o veneno (isto não quer dizer que não necessita procurar ajuda médica, fique bem claro).

Então, você ficou fã do carvão ativado ou não? O que é bom para você não é obrigatoriamente bom para seu vizinho. Se você sofre de problemas de saúde graves, não hesite em procurar seu médico com certeza. Mas em casos de pequenos desconfortos digestivos (gases...) ou problemas de pele como acne dos adolescentes, ele pode lhe trazer uma resposta benéfica, simples e natural.

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

A nova tendência em CAFÉ DA MANHÃ: o deliciosos SMOOTHIE BOWL!

Super saudável e a tendência do momento, o SMOOTHIE BOWL, uma mistura de smoothie e frutas picadas que fica delicioso! 

Ingredientes:

  • 1 xícara bem cheia de morangos
  • ½ melão
  • 1 banana
  • 200 ml de leite de avelãs (pode ser leite de amêndoas ou mesmo leite comum, se você não for intolerante à lactose)
  • 1 colher de chá bem cheia de linhaça
  • 1 colher de chá bem cheia de pinoles (ou outra fruta seca picada grosseiramente)

 

Você pode usar a criatividade e substituir os ingredientes, use cranberries, goji berry, passas, aveia, granola caseira, ...

 

Comentar este artigo

Bolo salgado de milho As melhores SOBREMESAS feitas com OVOS!