Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Limpando a geladeira: 10 dicas para facilitar sua vida!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Bom, há que se divirta com esta tarefa, mas acreditamos que sejam poucos, então, confira nossas dicas e diminua bastante o trabalho de limpar a geladeira e também a frequência com que você tem que fazer isso!

Prevenção, manutenção e limpeza pesada

Prevenção, manutenção e limpeza pesada

Existem três situações que você pode lançar mão em relação à sua geladeira, aliás, na sua cozinha inteira... a prevenção, ou seja, você age previamente de forma a evitar ter muito trabalho no futuro; a manutenção, onde você realiza pequenos atos esporadicamente que também vão facilitar sua vida mais adiante e a cansativa opção de uma grande limpeza pesada porque você não realizou nenhuma das duas outras! 

Neste artigo, vamos te ensinar algumas dicas para não sujar sua geladeira, para manter sua geladeira limpa por mais tempo e outras que vão facilitar seu trabalho na hora da grande faxina! 

Armazenar em embalagem transparente

Armazenar em embalagem transparente

Novamente, para evitar sujeira, caldo e pedaços de coisas em toda a sua geladeira, considere o uso de embalagens transparentes para armazenar seus vegetais, legumes e frutas.

Isso evitará que eles toquem nas prateleiras e causem a formação de manchas. A embalagem transparente tem muitas vantagens: preserva seus vegetais, facilita para que você encontre o que procura e ainda adia a limpeza grande de sua geladeira.

Isso significa que sua geladeira precisará apenas de um pano úmido ou esponja de vez em quando. Melhor que passar horas esfregando tudo!

Use papel manteiga ou papel toalha

Use papel manteiga ou papel toalha

Para evitar o mesmo incômodo sempre, ou seja, esfregar manchas de vegetais, retirar pedaços de folhas, cascas... A dica é armazenar sua comida de forma inteligente.

Para manter sua geladeira limpa, considere forrar o fundo das gavetas de legumes com uma folha de papel manteiga. À prova d'água, absorve depósitos de cenoura, abobrinha e outros vegetais que você deposita na volta das compras. Se não tiver papel manteiga, folhas de toalha de papel vão resolver seu problema.

Essa é uma maneira de adiar a limpeza da geladeira, já que ela vai ficar limpa por mais tempo. Apenas troque as folhas toda semana. Assim, quando chegar a hora da grande limpeza, ela será mais fácil!

Cada um no seu quadrado!

Cada um no seu quadrado!

Uma geladeira organizada e bem projetada é uma geladeira mais limpa e mais fácil de limpar. Portanto, assim como seus armários, sua geladeira deve ser organizada de acordo com os tipos de alimentos que você armazena.

Não se põe os vegetais por cima e a manteiga por baixo, ovos espalhados e carnes no meio das frutas...  é preciso um mínimo de organização para respeitar os produtos.

A maioria das geladeiras já tem compartimentos previstos para determinados produtos, isso já vai te ajudar, principalmente aquela parte que se mantém mais fria, use-a para coisas mais perecíveis...

Nas demais prateleiras, você pode classificar seus alimentos armazenando-os em bandejas ou cestos de plástico, que você só precisa removê-los para limpar sua geladeira. Opte pelos formatos quadrados e retangulares para você não perder espaço.

Use um porta queijo

Use um porta queijo

Para respeitar a cadeia de refrigeração e para que seu refrigerador desempenhe seu papel de conservação de forma eficaz, você precisa armazenar seus produtos de maneira adequada.

Além disso, o bom armazenamento permite que você saiba exatamente onde está sua comida. Entre o queijo que solta água e alguns tipos que empesteiam sua geladeira, o que fazer?

Em suma, os queijos tendem a sujar a geladeira. Para evitar esses inconvenientes, guarde todos em um recipiente, de forma que você só tenha que limpar o porta queijos e não os estragos que eles podem fazer na geladeira!

Jogue fora e classifique

Jogue fora e classifique

É uma loucura o que a gente acumula na geladeira! Iogurtes esquecidos há séculos, vegetais que apodrecem e deixam vestígios... a gente tende a comprar muito e a guardar comida, daí, esquecemos o que temos na geladeira.

Resultado: uma geladeira que nunca fica limpa por muito tempo, porque você enche demais.

Ao limpar, comece separando a comida e jogue fora tudo o que você acha que é questionável. Sua geladeira ficará bem mais fácil de limpar e depois de tudo pronto, você encontrará as coisas nela com muito mais rapidez. Você também pode fazer isso esporadicamente para evitar acúmulo de serviço e também desperdício, conferindo a geladeira, você vai encontrar muita coisa que ainda pode ser usada.

Descongele sua geladeira

Descongele sua geladeira

Se sua geladeira não é frost-free, antes de limpar, lembre-se de descongelá-la: mude para o modo de degelo, você verá que seu refrigerador ficará mais fácil de limpar!

Um gelo de apenas 4 mm nas paredes do seu freezer dobra o consumo de energia e impede que o refrigerador funcione corretamente e atinja seu potencial máximo. Já pensou quando a gente deixa ele enorme como na foto?

Sem contar que o gelo tende a derreter e  escorrer pelas paredes da geladeira, enchendo os alimentos com líquido, caixas de ovos molhadas, embalagens encharcadas...

Remova as prateleiras

Remova as prateleiras

Na hora da limpeza grande, que acaba tendo que ser feita de tempos em tempos, não machuque suas costas! Não há necessidade de ficar de joelhos esfregando desesperadamente as prateleiras da sua geladeira, uma por uma. Você não apenas gastará tempo com isso, mas também ficará cansado e dolorido no dia seguinte.

Para evitar aquela dor nas costas e/ou nos braços e economizar tempo, consulte o manual e retire as prateleiras e gavetas para limpá-las diretamente na pia, elas ficarão na sua altura e será mais fácil para você.

Use bicarbonato de sódio e vinagre

Use bicarbonato de sódio e vinagre

Manchas teimosas que você não consegue remover apesar de seus melhores esforços? Não entre em pânico ! Use os métodos da avó com produtos naturais, econômicos e acima de tudo saudáveis para evitar intoxicações alimentares.

Portanto, opte por bicarbonato de sódio ou vinagre branco, que fazem maravilhas e têm muitas vantagens. Não só a limpeza é mais rápida, mas, além disso, esses produtos têm propriedades desodorizantes. Diluir em um pouco de água quente e esfregar com uma esponja ou escova pequena.

Use carbonato de sódio (barrilha)

Use carbonato de sódio (barrilha)

Se você quer fazer uma limpeza pesada na sua geladeira, daquelas que desinfecção total, você precisa limpá-la de cima a baixo. Para fazer isso, coloque luvas de borracha, prepare uma solução de carbonato de sódio com água morna.

Esta poção permitirá que você remova as manchas enquanto desinfeta a geladeira. Tudo que você precisa fazer é esfregar e enxaguar com água limpa. Em seguida, lembre-se de secar bem com um pano de microfibra para não danificar as prateleiras.

Passe em todo lugar, incluindo as dobradiças e os cantinhos que são ninhos de bactérias. Aproveite a solução que sobrar para dar uma geral no piso, sob a geladeira, e também nos azulejos em volta dela.

IMPORTANTE: Por ser um produto forte (habitualmente usado em piscinas), recomendamos todo o cuidado na hora do uso, principalmente se você tem crianças em casa, nada de deixar que elas te ajudem nesta tarefa. Confira também as especificações da geladeira para evitar surpresas desagradáveis com partes sensíveis, como acrílicos e outras peças.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo dica: um jeito prático para conservar melhor as bananas

Você sabia que existe um jeito simples, rápido e barato de aumentar a durabilidade das bananas?! Confira a dica do chef Damien.

 

Comentar este artigo

Alimentos que você pode comer com segurança após a data de validade 15 coisas incomuns que você pode lavar na lava-louças!