Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Um programa super in voga: as feiras livres

Por,
Receitas sem Fronteiras

Verduras e legumes nas feiras livres

 

Lembro-me de ver minhas avós e tias cultivar frutas e hortaliças nos seus quintais e colhê-los momentos antes de comer. Por vezes acompanhávamos só para ter o prazer de pegar uma laranja do pé e ir chupando pelo caminho, enquanto a avó levava um cesto cheio de frutas para fazer sucos e geleias deliciosos.

 

Nas cidades menores, era comum ver famílias inteiras cozinhando juntas. Esse canto maravilhoso da casa se transformava numa fábrica de confeitos e todos trocavam entre si suas especialidades deliciosas.

 

Nas cidades grandes, como não tínhamos hortas, o passeio era à feira local. Eu era pequeno e ajudava minha mãe a lavar as frutas, enquanto ela me colocava para saborear coisas diferentes. Uvas, morangos, carambola, jabuticaba... ainda sinto o perfume dessa festa de sabores!

 

Por que não recuperar esse hábito saudável de comprar diretamente do produtor? As feiras livres estão retomando sua força e produtos orgânicos estão bem mais fáceis de encontrar.

 

Como funciona?

 

Cada cidade organiza suas feiras em horários diferentes ao longo da semana. Informe-se com seus vizinhos ou no jornal local. Se eles não trouxerem essa informação, certamente a prefeitura de sua cidade saberá informar.

 

As vantagens

 

Os preços costumam ser bem competitivos, já que o número de atravessadores é menor, e a diversidade de produtos chega a ser encantadora.

Leve suas sacolas ecológicas e evite levar embalagens desnecessárias.

Em algumas feiras, você até consegue comprar carnes, queijos e outros produtos agrícolas diretamente do produtor.

É um verdadeiro prazer chegar em casa com sacolas cheias de produtos saudáveis e fresquihos. Depois é só se deliciar com as compras recém feitas!

 

Tudo isso me deu uma vontade de ir à feira neste fim de semana! Quem conhece uma feira legal que queira indicar para nós?

 

 

Quer economizar ainda mais?

 

Economize na cozinha em 10 passos

 

Sua despensa - a vilã do desperdício

 

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

CRUMBLE de NUTELLA com PERAS, você não imagina a delícia!

Uma deliciosa torta típica da Inglaterra, o crumble normalmente leva uma base de frutas com uma espécie de farofa, o crumble, por cima e depois é assada no forno. A farofa geralmente tem uma fruta seca para dar a crocância e o sabor, além de farinha e muita manteiga! 

Nesta versão, escolhemos as peras como fruta e elas levam uma camadinha de Nutella antes do crumble, dá pra imaginar a delícia?!

Ingredientes:

  • 3/5 xícara de açúcar mascavo
  • 1 xícara de farinha
  • 1 e 1/4 xícaras de farinha de amêndoas
  • 1/2 xícara de manteiga bem gelada
  • Peras
  • 2/5 xícara de água
  • 1/4 xícara de açúcar
  • Nutella

Modo de preparo:

 Siga o passo a passo do vídeo para o modo de preparo, mas deixamos aqui algumas dicas:

  1. As peras passam por uma rápida fervura para que não desmanchem, afinal, ainda vão ao forno;
  2. Na hora de fazer o crumble, ou seja, a farofa, é preciso que a manteiga esteja muito gelada e, o ideal é que você use uma faca para fazer a mistura ao invés das mãos. O objetivo é que as farinhas e o açúcar grudem nos grumos de manteiga deixando a farofa bem granulada. Cuidado se for usar as mãos para não acabar tendo uma massa compacta!
  3. Bom apetite!

 

Comentar este artigo

Passo-a-passo de uma torta para quem tem crianças em casa Como fazer economia em sua cozinha