Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Economize dinheiro: tudo o que você precisa saber sobre conservação de alimentos

,
Receitas sem Fronteiras

© Getty Images

O que significam as datas nas embalagens

Uma das maiores causas do desperdício de alimentos é um mal-entendido sobre o que significam as informações nas embalagens. Freqüentemente, quando vemos uma data na embalagem de alimentos, automaticamente assumimos que é a data de validade. Mas cada expressão serve a um propósito distinto - saiba a diferença e não se precipite em jogar fora a comida!

Data de validade / Validade / Válido até: esta informação tem ligação com a qualidade do produto, normalmente usada em produtos perecíveis que se deterioram e existe um risco microbiológico como carnes, peixes... Neste caso, o produto não deve ser consumido, podendo estar em mau estado após a data prevista.

Consumir preferencialmente antes de / Consumo preferencial: frequentemente vista em produtos "estáveis" no armazenamento. Esta data tem pouca relação com a segurança dos alimentos. Esta informação indica que antes dessa data, o produto está em "qualidade máxima" e começa a diminuir depois disso. Ainda é possível comer esses alimentos, mas com o passar do tempo, eles se tornarão menos agradáveis e, posteriormente, não comestíveis. 

Vender até: esta informação permite que os varejistas saibam quanto tempo um produto deve ficar na prateleira - às vezes pelo simples motivo de que é sazonal - para ajudá-los com o "gerenciamento de estoque". Mais do que os outros rótulos, "vender até" não significa nada sobre a segurança do produto. Portanto, neste caso, apesar de pouco usado no Brasil, se a data já passou, não se preocupe, você pode desfrutar do produto mesmo assim.


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!