Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Cannoli sardo-siciliano

Por

O cannoli sardo-siciliano é um cannoli de ricota em que a massa é feita de pão carasau.
- Receita de Sandra D. do blog "Un dolce salato!"

Mestre Cuquinha comenta

O cannoli sardo-siciliano é um cannoli de ricota em que a massa é feita de pão carasau.
- Receita de Sandra D. do blog "Un dolce salato!"

Avalie esta receita 4.4/5 (109 Votos)
Cannoli sardo-siciliano ProveReceita TOP 1 Foto

Ingredientes:

  • 4 discos de 12cm de diâmetro de pão carasau
  • 200g de ricota de ovelha
  • Leite q.b. (para amolecer o pão)
  • 4 colheres de chá de açúcar
  • 100ml de creme de leite
  • 4 gotas de essência de baunilha
  • 2 claras
  • Gotas de chocolate q.b.

Detalhes

Pessoas: 2
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 60min.
Tempo de cozimento: 5min.
Custo: Moderado
Adapted from tribugolosa.com

Preparação:

Etapa 1

Começamos por revestir os cilindros metálicos para cannoli com papel antiaderente. Isto é muito importante, pois evitaremos que o carasau grude quando levado ao forno.

Etapa 2

Em seguida, colocamos os pães de molho no leite, ao qual acrescentamos uma colher de chá rasa de açúcar. Quando estiver amolecido, o transferimos a duas folhas de papel absorvente, para retirar o excesso de leite, e o cortaremos em discos de12cm de diâmetro. Faremos um disco por vez.

Etapa 3

Envolvemos o cilindro para cannoli com o disco de pão de forma a sobrepor a duas extremidades e o colocamos em um tabuleiro forrado com papel antiaderente, tendo atenção para que as duas extremidades estejam voltadas para baixo. Ao envolver com pão o cilindro, não o faça de forma que fique muito justo, para que fique mais fácil na hora de desenformar.

Etapa 4

Levamos os cilindros com pão ao forno a 200°C por aproximadamente 6 minutos ou até que o pão esteja crocante, mas não completamente seco. Deixamos resfriar e delicadamente retiramos a forma.

Etapa 5

Para o recheio, drenamos toda a água da ricota servindo-nos de uma peneira ou de um coador. O melhor é começar drená-la um dia antes.

Etapa 6

Passamos a ricota bem drenada para uma tigela e a batemos com uma batedeira ou com um fouet para deixá-la cremosa e sem caroços.

Etapa 7

À parte, bata o creme de leite com três colheres de chá de açúcar e com a essência de baunilha até que fique bem firme. Bata também as claras em neve.

Etapa 8

Unimos o creme de leite batido com as claras em neve e com a ricota misturando-os todos de baixo para cima para que a massa fique bem aerada. Uma vez que esteja tudo bem homogêneo, parecendo com um mousse, acrescentamos as gotas de chocolate.

Etapa 9

Recheamos os cannoli com a ricota servindo-nos de um saco de confeiteiro tendo bastante atenção para não quebrá-los. Polvile-os com bastante açúcar.

Aconselho-os fazer os cannoli na hora de servir,já que o pão carasau é muito fino e, uma vez recheado, perde em poucos minutos sua textura crocante.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Biscoitos de torta de maçã: fofos e perfeitos para a família!

Biscoitinhos estilo torta de maçã, saborosos, macios e, ao mesmo tempo crocantes, você nunca comeu nada tão gostoso!

Comentar essa receita

Cannoli Cannoli Siciliano