Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Natal vegetariano: o que que a gente prepara?

,
Receitas sem Fronteiras

AdobeStockPhotos

Com a aproximação aos festas de final de ano, quebramos a cabeça  para encontrar um menu de Natal para agradar a todos, todos os anos é o mesmo estresse para encontrar as receitas adequadas. E se um dos convidados é vegetariano, torna-se pânico a bordo ... CALMA! Às vezes é preciso um pouco de imaginação para transformar pratos tradicionais em pratos vegetarianos.

 Idéias futuras devem ser inspiradoras ou ajudá-lo em suas escolhas. Não há necessidade de rever todo o seu menu, não se trata de substituir toda a carne ou preparar 50 coisas diferentes. A intenção de preparar algumas receitas sem carne já é enorme, então siga seus desejos, sua intuição e se você não estiver inspirado, talvez essas idéias sejam úteis para você.

 Mas o que que é um Natal vegetariano?

Um Natal vegetariano é um Natal sem carne de animais no cardápio, que inclui todas as carnes, aves, mariscos e peixes. Porque sim, um vegetariano não come produtos do mar porque é carne de animais. O mesmo caso para insetos. Portanto, não haverá salmão, nem foie gras, nem escargots, nem ostras, nem peru, em suma, você entendeu, não é?

 Não se esqueça de proibir caldos de aves, caldo de vitela ou gelatina animal, porque um vegetariano não come produtos que exigiram a morte de animais. Não deve ser confundido com um vegano que também exclui, além disso, produtos de animais: ovos, mel, leite e derivados.

o que se pode servir como aperitivo?

Natal vegetariano: o que que a gente prepara?

O aperitivo deve ser leve para poder acolher a sequência da refeição.

  • Ficamos na simplicidade e propomos folhados, verrines de legumes ou sopas leves.
  • Pode-se preparar pastas vegetarianas ou terrines vegetais à base de cogumelos, lentilhas, tofu... Para servir com pão integral ou com grãos. Bem como alguns palitos de legumes para mastigar e alguns dips para embebê-los: molho de iogurte, tapenade, homus para variar (abóbora, beterraba, ervilha, ...). Nada de original, mas sempre simples e eficaz.
  • Outra ideia simpática é prever um prato com uma variedade de oleaginosas, que podemos aromatizar com especiarias de sua escolha e grelhá-las.  

O que podemos servir como entrada? 

Algumas ideias para uma entrada vegetariana;

  • Tarte Tatin salgada: endívias, cebola roxa, batatas, moranga, couve... preparadas em versões individuais
  • Crumble salgado: moranga,  butternut, abóbora, batata doce, que salpicamos com pão integral esfarelado e aromatizado com especiarias de Natal
  • Sopa cremosa: aproveitamos os legumes da estação e brincamos com as especiarias
  • Folhados: ousamos combinar os sabores agridoces, como o queijo de cabra e o mel que funciona com certeza ou frutas e queijo
  • Crème brûlée salgado: com especiarias, queijo  ou  champignons.
  • Soufflé : de queijo ou legumes
  • Ovo brouillé : com um toque de trufas, ele fica chic

Para uma entrada fria vegetariana:

  • Carpaccio : de champignons, de beterraba, de abacate, funcho, rabanete,...
  • Salade e croquettes : uma variedade de diferentes saladas, acompanhadas de croquettes de queijo ou batatas por exemplo. Pense nos cromesquis ou arancini, estes croquettes italianos quque agradarão com certeza. A servir com uma vinaigrette original ou torradas com queijo de cabra quente
  • Salada de legumes da estação : endívias, funcho,... 
  • Terrine fria de legumes
  • Tartare de legumes.
  • Prato de legumes crus: com um pouco de brotos de vegetais para um lado festivo
  • Ilha flutuante salgada: com um pouco de curry ou especiarias

o que podemos servir como prato principal?

Gettyimages

 Duas opções:

  • Fazer um prato único vegetariano (para todo mundo ou em versão individual). 
  • O hachis parmentier (escondidinho) continua um clássico, substituindo a carne por lentilhas ou proteínas de soja texturizadas ou cogumelos. Podemos brincar com a cor e o sabor do escondidinho variando os legumes utilizados... 
  • Retomamos a ideia do  boef wellington, Um rosbife envolto em massa folhada, a variar substituindo a carne por um recheio de cogumelos, legumes ou lentilhas.
  • A tourte (torta coberta) pode ser também uma ideia original e fácil. Podemos variá-la com batatas, tofu, legumes ou cogumelos.
  • Batata doce recheada pode fazer um prato tudo-em-um. Ela é cozida combinando os sabores de especiarias de Natal, frutas secas, sementes oleaginosas, cereais e queijo. 
  • Cozinhe um acompanhamento que todos possam comer e planeje um prato vegetariano à parte.

 Qual acompanhamento?

  • Risoto, nhoque, endívias assadas, endívias com laranja, legumes assados, gratinado de batata com alho, gratin dauphinois, batata-doce assada, purê de batata, aipo, cenoura, abóbora,  tian,  feijão manteiga, trio de arroz, arroz selvagem, ravioli, couve-flor assada ou gratinada, a escolha é ampla e depende dos gostos de cada um e do nível de cozimento.
  • Pense também em todos os cereais jogando em variedades diferentes: trigo, espelta, trigo sarraceno (quinoa vermelha, preto, branco, trio) ou bulgur (trigo, cevada, espelta, kamut) que podem mudar.

 

==> Podemos fazer de um acompanhamento básico um acompanhamento chique, adicionando uma pequena nota de produtos nobres ou simplesmente produtos de alta qualidade: trufas, cogumelos, queijo DOP ou usando produtos que não são cozidos diariamente, como legumes esquecidos por exemplo. Às vezes basta preparar as coisas do dia a dia para casa: batatas duquesa, batatas Dauphine, massas frescas, arroz preto, nhoque ... ou mudar a apresentação habitual de um prato que é usado para para fazê-lo, redobrando a criatividade, a forma também desempenha muito.

 

Que pratos planejar?

  • Seitan: também "carne de trigo", seitan é composto principalmente de farinha, é rico em proteínas e é um excelente substituto para a carne. Ele vem na forma de bloco, assado, salsicha ou fatia e galette.
  • Tofu : pode ser simples, defumado, em conserva, laqueado ou com crosta.
  • Galettes de legumes: a escolha é muito ampla, pode ser panquecas, leguminosas ou cereais aos quais adicionamos vegetais.
  • Feuilletés : bouchée à la reine (vol-au-vent) versão champignon, cabra e mel , compota de cebolas, duxelles de champignons, espinafre e ricotta, lentilhas,... 
  • Duxelles : um recheio à base de champignons, podendo ser usado para rechear legumes como a moranga, a batata doce...  massas ou raviolis ou folhados.
  • Oeufs : eles podem ser preparados em uma caçarola de ovo em um vegetal, um cogumelo ou um pão. Pense também em ovos perfeitos, um pouco mais difíceis de obter porque eles devem ser cozidos a 65 ° C, mas o efeito é garantido. Caso contrário, ovos escalfados vão fazer muito bem.

e para a sobremesa?

Gettyimages

A escolha é ampla, desde que se evite sobremesas à base de gelatina, a menos que se use gelatina vegetal. Mas sem restrições, você será capaz de colocar todos em acordo. A coisa mais difícil será escolher qual bûche ou qual sobremesa preparar.

 Não se esqueça de fornecer alguns biscoitos de Natal para os comensais ou beliscar entre os pratos para esperar a sobremesa enquanto serve um vinho quente ou um suco de maçã apimentado...

 Ter um vegetariano na mesa, seja no período de festas ou não, a intenção que você vai ter para cozinhar de forma diferente já é um belo presente. Continue imaginativo, cozinhe com amor, seus esforços serão recompensados, você irá satisfazer a todos, vegetarianos ou não, do aperitivo à sobremesa. E o principal é compartilhar bons momentos todos juntos não?

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Estas barquetes recheadas são ótimas como lanche, entrada ou mesmo no aperitivo!

Uma entrada super gostosa, diferente e que vai impressionar seus convidados: endívias recheadas!

Comentar este artigo

9 dicas que vão te deixar 15 anos mais jovem! Espetinhos deliciosamente aromáticos de peito de pato, damascos e alecrim