Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Mais de 30.000 deliciosas receitas!

Conecte-se com Facebook Close search

Mélanie Moreira

Torta de Pinólis da Nonna

Por Mélanie Moreira

Um clássico italiano, esta torta de pinoles vai deixar você, sua família, amigos ou convidados com água na boca! Uma opção certeira se você quer impressioná-los! Bom apetite!

Mon merci à mon amie Silvia pour la recette et pour la belle photo! (Meu obrigada à amiga Silvia pela receita e pela bela foto!)

Google Ads
Avalie esta receita 4.9/5 (356 Votos)
Torta de Pinólis da Nonna CuquinhaSugere  ***** 4 Fotos

Ingredientes

  • Para a massa "sablé":
  • 400 g de farinha de trigo peneirada em peneira fina
  • 200 g de açúcar
  • 200 g de manteiga com no máximo 3% de sal
  • 4 gemas de ovos
  • 7g de fermento químico
  • 1 limão siciliano (utilizaremos a casca)
  • 1 colherzinha de essência de baunilha
  • Para o creme de confeiteiro:
  • 4 gemas de ovos
  • 100 g de açúcar
  • 40 g de Maizena (pode substituir por fécula de batata)
  • 500 ml de leite
  • ½ limão siciliano (para utilizar a casca)
  • Para a decoraçao:
  • 70 g ou mais de pinolis
  • Açúcar de confeiteiro

Detalhes

Pessoas: 6
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 30min.
Tempo de cozimento: 50min.
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

Para a massa: em uma vasilha, misture a farinha, o aç car, o fermento, a casca de limão ralada e a baunilha.

Ainda na vasilha, faça um buraco no centro da mistura e despeje as gemas e a manteiga em pedaços. Amasse rapidamente com as mãos ou com um processador até obter uma massa homogênea.

Faça uma bola e a envolva em filme transparente, deixe repousar por 30 minutos na geladeira. Se estiver muito quente, deixe por 01 hora.

Etapa 2

Para o creme de confeiteiro: em uma pequena panela, despeje o leite e acrescente a casca de meio limão siciliano (sem ralar).

leve ao fogo e depois coe para retirar a casca do limão. Reserve.

Etapa 3

Em outra panela, colocamos as gemas com o açúcar, misturamos bem com o fouet ou com mixer de mão (varinha mágica) até que a mistura fique branca. Em seguida, adicione a maisena e continue mexendo, depois, o leite filtrado sem parar de mexer. Isso tudo, fora do fogo.

Etapa 4

Agora leve a panela ao fogo branco e mexa até que a mistura se torne um creme espesso. Depois passe para um recipiente grande para que esfrie mais rápido. Cubra com filme transparente para evitar de forma aquela camada mais firme e seca e deixe esfriar totalmente.

Etapa 5

Preaqueça o forno em 180°C e unte com manteiga uma forma redonda de cerca de 26 cm de diâmetro. Se quiser, forre com papel manteiga para facililar o desmonte da torta.

Retire o filme que protegia a massa e a divida em 2 partes, sendo uma com 1/3 e 2/3 do total.

Com auxílio de um rolo, abra a parte maior da massa entre duas folhas de papel manteiga ou plástico de forma a obter uma massa bem fina, cerca de 0,5 cm de espessura. Em seguida, disponha a massa na forma fazendo o fundo e as laterais.

Despeje e espalhe o creme de confeiteiro sobre a massa.

Abra o restante da massa do mesmo jeito que foi feito com a primeira parte, assim obteremos a cobertura (tampa) da torta. Cuidadosamente, coloque a massa aberta sobre a torta e o creme de confeiteiro.

Aperte delicadamente com os dedos as bordas das duas massas para que ela fique bem fechada, evitando que o creme escape durante o cozimento. Com auxílio de uma faca, corte as rebarbas deixando a torta o mais regular possível!

Em seguida, pincele toda a superfície da torta com clara de ovo e, então, espelhe os pinoles sobre a cobertura da torta.

Etapa 6

Leve para assar por 30 ou 35 minutos. Uma vez decorrido este tempo, retire a torta do forno e deixe esfriar. Depois de fria, retire da forma, coloque sobre o prato de apresentação e, com auxílio de uma peneira, polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre toda a torta.

Se quiser, pode substituir os pinoles por amêndoas em lascas ou amendoins cortados de forma irregular.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: Café Mocaccino

O mocaccino é uma bebida quente típica da Itália composta de cappuccino, creme e chocolate, misturado com cacau em pó.

Nos cafés, é geralmente servido em um vidro transparente para que possamos ver as diferentes camadas de café, chocolate e espuma de leite. Em alguns lugares, em vez de chocolate, é costume colocar um licor de chocolate ligeiramente alcoólico.

Comentar essa receita

Oi Izaura!
Os pinolis são pequenos pinhões de um pinheiro europeu, da área do mar Mediterrâneo. Eles tem a mesma forma do nosso pinhão, mas são bem pequenininhos e tem um sabor amanteigado, meio adocicado, bem suave!
São encontrados no Brasil, na maior parte das cidades, em lojas de temperos, empórios e mercados. Se você não encontrar, pode substituir por amêndoas em lâminas ou mesmo picadas, nozes, avelãs ou outra fruta seca que você gostar.
Se quiser, nós podemos tentar saber onde, na sua cidade, você pode encontrá-los para vender, basta que você nos envie uma mensagem dizendo onde vc mora.
Qualquer dúvida, estamos à disposição!
Abraços!

Comentado por

O que é pinolis???

Comentado por

Torta mágica italiana Torta mágica italiana