Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Limão Caviar ou Finger Lime, uma delícia que chegou pra encantar nossos pratos

Por,
Receitas sem Fronteiras

Limão Caviar ou finger lime

 

O limão caviar, originalmente conhecido por finger lime é uma espécie rara utilizada pelos grandes chefes para sublimar suas receitas.

Fruto raro e selvagem, originário das florestas subtropicais da Austrália, era alimento dos aborígenas, e existe em várias cores.

Receitas com limão caviar ou finger limes

 

O fruto é pequeno, alongado, daí ser chamado de finger lime e tem cerca de 12 cm. Têm sabor acidulado entre o limão e a turanja e a sensação na boca é fantástica, quando mordemos e as bolinhas estouram.

 

Seu custo é alto e varia até 350 € / Kg (cerca de 1200 reais), em algumas mercearias francesas. Encontramos também barquetes de 100 g a 25 € (mais ou menos 90 reais).

 

Uma muda custa cerca de 80 reais e precisa de clima subtropical, a árvore é alta e atinge sua maturidade aos  3 metros.  Na França e outros países da Europa ele já é cultivado em estufas especiais po causa do clima. No Brasil ainda não temos o cultivo desta preciosidade, embora o clima seja favorável. Felizmente agora começam a serem vendidas e  plantadas as primeira mudas. 

 

Estas pérolas da natureza se prestam a muitas receitas, onde são colocadas como acabamento , não só pela beleza mas também pelo efeito ao estourarem na boca e liberarem este suave sabor cítrico especial.  O limão caviar é usado em sobremesas e pratos salgados, principalmente para peixes, frutos do mar e na cozinha japonesa é um toque divino sobre seus pratos delicados. Substitui o caviar em canapés e é também colocado em taças de champagne para aquela surpresa final... Se você quiser mesmo impressionar, sirva acompanhando este divino sorbet de champagne

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Limonada francesa, a nova versão deste clássico refrescante!

Já conhecemos a limonada suíça e a nossa clássica limonada... Agora temos a versão francesa deste clássico e vale a pena conferir! Refrescante e dura bastante depois de pronta!

 

Comentar este artigo

7 conselhos para fazer uma salada apetitosa e saborosa 15 bolos de casamento onde o chocolate é a estrela!