Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Como fazer um cappuccino em casa ?

OK  Como fazer um cappuccino em casa ?

 

A menos que se viva numa gruta, difícil passar sem ver o cappuccino, a estrela das cafeterias  e outros lugares dedicados ao café. 

É preciso dizer que um cappuccino feito nas regras da arte, é muito bom e reconfortante, sem ser enjoativo.

 

Pequena lembrança : 

o cappuccino é um expresso servido numa xícara grande com uma espuma de leite. O verdadeiro cappuccino se compõe de 25% de expresso, de 50% de leite quente e de 25% de espuma de leite.

Se lhe servirem uma xícara de café coberta de creme chantilly, não se trata de um cappuccino mas de um café viennois. É muito bom mas não é mesma coisa.

 

O cappuccino é inseparável da Latte art

Foram os americanos que nos fizeram conhecer esta arte que consiste em colocar a espuma de leite sobre o expresso criando desenhos, ou até mensagens.

Tudo começou em 1986 : Jacques Kelly de Updown Express vai aperfeiçoar uma espuma de leite com bolhinhas tão finas que a espuma fica lisa e aveludada. David Schomer do Expresso Vivace em Seattle vai aproveitar esta técnica para desenhar um coração sobre seus cappuccinos, como assinatura de seu estabelecimento. Ele cria a seguir a "rosetta", um desenho que representa a folha de louro. Hoje são motivos espalhados sobre os cappuccinos, em todo o mundo.

É no livro 1001 secrets sur le café (1001 segredos sobre o café), das edições Prat, que se encontram estes relatos. O autor é Michael McCauley, especiaista em café e "nariz" do Cafés Richard. Eu o aconselho, é muito interessante.

Sem pretender desenhar com a espuma de leite, é pelo menos possível  se fazer um cappuccino em casa. Escolha de preferência o leite integral, ele faz uma espuma melhor. Você pode até usar o leite semi-desnatado se você não tiver o outro, mas não use nunca o leite desnatado, ele não fará espuma

Com uma máquina para expresoo munida de um bico vapor

Coloque leite bem frio numa jarra enchendo-a até 3/4. 

Mergulhe a ponta do bico de vapor da sua máquina de expresso no leite e faça funcionar o vapor. A espuma do leite vai se formar, incline a jarra a fim de que o bico fique sempre dentro do leite. Uma vez que o leite atingiu a temperatura de 65° C, está pronto.

Despeje a mistura de leite e espuma no meio da xícara que contém o expresso.

O ideal é ter uma jarra em metal a fim de sentir bem o calor do leite. 

 

Com uma simples máquina de expresso sem o bico de vapor

Você vai precisar de um fouet de pilhas que permite fazer a espuma de leite. 

Aqueça 150 ml de leite a 65/70° C numa jarra, depois acione o fouet de pilhas.

No final de alguns minutos, a espuma de leite se forma. Espere até que ela represente a metade do volume. Despeje em seguida o conteúdo da jarra sobre o expresso ainda quente. Você pode também retirar somente a espuma com a ajuda de uma colher. 

Evite o cacau que vai quebrar esta linda espuma. 

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo dica: Latte art em formando lindas flores ou folhas

Incrivelmente simples, mas uma arte linda, a "latte art" fascina todos que vêm como é feita e ficam tristes de ter que desmanchar tão lindas figuras. Experimente fazê-las você mesmo!

Comentar este artigo

O café na cozinha: nossas ideias para redescobri-lo! Receita passo a passo: como fazer uma salada de repolho como no restaurante japonês