Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Especiarias, um tesouro na sua cozinha

 

Temperos e Especiarias - Receitas sem Fronteiras

 

As especiarias não são sempre aquelas substâncias picantes. Para algumas, essa afirmação é verdadeira: as pimentas, por exemplo, podem ser fortes para paladares não acostumados (mas se você retira as sementes, o ardor diminui consideravelmente), o excesso de seu uso pode destruir uma receita e muito açafrão pode deixar um prato impossível de se comer.

 

Ainda assim, as especiarias representam uma fonte inesgotável de criatividade e possibilidades culinárias. E não pense que elas servem apenas para pratos salgados. Uma vez comi crepes com um caramelo de açafrão de que me lembro até hoje.

 

Passeie pelos mercados, pelas lojas de especiarias, pelas barracas especializadas em feiras, questione os vendedores e viaje em sua cozinha!

 

Como regra geral, as especiarias em grãos devem ser levemente torradas antes de serem utilizadas, a fim de ressaltar o sabor, enquanto as em pó não suportam bem o calor direto.

 

É bastante prático ter sempre em mãos algum tipo de especiaria, mas compre-as em pequenas quantidades, porque seu aroma se desfaz em pouco tempo.

 

Está esperando o que para começar a usá-las em suas receitas? Boa viagem ao mundo das especiarias! 

Falando em especiarias, você sabe o que é o bouquet garni? Pois é, trata-se de um bouquet de ervas vital para determinadas receitas, saiba mais sobre o bouquet garni, um pilar da culinária francesa.

 

 

 

 

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Dica: aprenda a fazer um banho-maria!

O banho-maria é uma técnica de cozimento, é o melhor meio de cozinhar, derreter ou esquentar delicadamente uma preparação ou ingrediente, sem risco de queimá-la. É o caso de chocolate, que deve ser sempre derretido em banho-maria!

Comentar este artigo

Quinoa, o trigo dos incas A HISTÓRIA DAS MADELEINES