Risoto de pinhão com alho poró
Risotos, para mim, são uma excelente escolha para um almoço de inverno. Além de ser delicioso, quentinho e muito fácil de fazer, geralmente a gente não precisa de nenhum outro acompanhamento. Ou seja, praticidade em apenas uma panela. Sem contar que um prato desses com cara de restaurante deixa a refeição muito mais gostosa!
Já que risoto combina com inverno, porque não aproveitar um risoto de pinhão, um ingrediente super brasileiro encontrado em abundância nesta época para prepará-lo?
Foi assim que surgiu esta ideia de fazer um Risoto de pinhão com alho poró para complementar o sabor. O resultado? Um prato tão gostoso, mas TÃO gostoso, que eu acabei me arrependendo de não ter cozinhado uma porção suficiente para umas cinco pessoas, juro que eu comeria tudo sozinha, de tanto que gostei!
Ingredientes:
- 2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
- 1/2 cebola grande picada
- 1 talo de alho poró fatiado bem fininho
- 3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
- 1/4 xícara de vinho seco branco ou tinto (opcional)
- +/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes quente
- 1 xícara de pinhões fatiados
- 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
- Sal e pimenta do reino a vontade
Detalhes
Complexidade: Médio
Custo: Moderado
Preparação:
Etapa 1
Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola e o alho poró sem deixar dourar.
Etapa 2
Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).
Etapa 3
Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar; espere até quase secar. Aos poucos, vá repetindo, acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.
Etapa 4
Com a última concha de caldo, acrescente os pinhões. Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia.
Etapa 5
Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto). Prove e, se precisar, corrija o tempero. Sirva logo em seguida.
Esta receita serve bem duas pessoas. Coloque as porções nos pratos e, se quiser, enfeite com pinhões inteiros e alho poró fininho e finalize com um fio de azeite. Sirva seu risoto de pinhão logo em seguida.
Sugestões
- CuquinhaSugere ***** Fondue de Queijo 4.8/5 (228 Votos)
- Macarrão penne ao molho sugo 4.9/5 (141 Votos)
- CuquinhaSugere ***** Spaghetti (ou talharim) à... 4.6/5 (406 Votos)
- ProveReceita TOP Molho de Champagne 4.8/5 (522 Votos)
- ProveReceita TOP Caldo de mandioca 4.8/5 (132 Votos)
- Arroz com pinhão 4.8/5 (58 Votos)
- Risoto de camarão do Matheus 4.2/5 (356 Votos)
- Bolinho de Bacalhau de batata com... 4.1/5 (291 Votos)
Receitas e dicas em vídeo!
Colorida, saborosa, diferente, esta sopa de beterraba é digna de um chef estrelado e vai entrar para sua lista de receitas preferidas!
Comentar essa receita