Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Risoto de pinhão com alho poró

Por cozinhandopara2ou1

Risotos, para mim, são uma excelente escolha para um almoço de inverno. Além de ser delicioso, quentinho e muito fácil de fazer, geralmente a gente não precisa de nenhum outro acompanhamento. Ou seja, praticidade em apenas uma panela. Sem contar que um prato desses com cara de restaurante deixa a refeição muito mais gostosa!
Já que risoto combina com inverno, porque não aproveitar um risoto de pinhão, um ingrediente super brasileiro encontrado em abundância nesta época para prepará-lo?
Foi assim que surgiu esta ideia de fazer um Risoto de pinhão com alho poró para complementar o sabor. O resultado? Um prato tão gostoso, mas TÃO gostoso, que eu acabei me arrependendo de não ter cozinhado uma porção suficiente para umas cinco pessoas, juro que eu comeria tudo sozinha, de tanto que gostei!

Avalie esta receita 4.9/5 (215 Votos)

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de manteiga bem gelada
  • 1/2 cebola grande picada
  • 1 talo de alho poró fatiado bem fininho
  • 3/4 xícara de arroz arbório ou carnarolli
  • 1/4 xícara de vinho seco branco ou tinto (opcional)
  • +/- 2 e 1/2 xícaras de caldo de legumes quente
  • 1 xícara de pinhões fatiados
  • 1 colher de sopa de queijo parmesão ralado
  • Sal e pimenta do reino a vontade

Detalhes

Complexidade: Médio
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

Aqueça o caldo de legumes até ferver e desligue. Enquanto isso, coloque uma panela no fogo médio e aqueça 1 colher de manteiga e refogue a cebola e o alho poró sem deixar dourar.

Etapa 2

Acrescente o arroz (não precisa lavar) e misture para distribuir bem o sabor. Regue o arroz refogado com o vinho, mexa e espere que quase seque (as pontas do arroz devem ficar transparentes).

Etapa 3

Depois, coloque uma concha do caldo e misture de vez em quando para não grudar; espere até quase secar. Aos poucos, vá repetindo, acrescentando conchas do caldo e mexendo até que o arroz fique quase al dente (vá experimentando sempre para não errar o ponto). Esse processo deve demorar cerca de 15 minutos e usar mais ou menos as 2 xícaras e meia de caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Etapa 4

Com a última concha de caldo, acrescente os pinhões. Quando o arroz estiver pronto (cremoso, sem muito caldo mas também não muito seco), retire a panela do fogo e apoie-a sobre a pia.

Etapa 5

Retire a manteiga da geladeira e integre-a ao risoto juntamente do queijo ralado. Misture bem para que a manteiga e o queijo derretam (margarina não dá o mesmo ponto). Prove e, se precisar, corrija o tempero. Sirva logo em seguida.

Esta receita serve bem duas pessoas. Coloque as porções nos pratos e, se quiser, enfeite com pinhões inteiros e alho poró fininho e finalize com um fio de azeite. Sirva seu risoto de pinhão logo em seguida.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: Chocolate ao leite mais que especial!

Este chocolate quente tem um toque todo especial e, se preferir, você pode usar um mixer e deixá-lo mais espumante e cremoso.

Esta mistura pode ser deixada pronta para você usar quando quiser, acrescentando leite quente ou frio.

Ingredientes para a mistura:

  • 340g de açúcar demerara (ou mascavo)
  • 160g de cacau em pó sem açúcar
  • Canela a gosto
  • Chocolate amargo ralado

 

Comentar essa receita

7 Pecados Capitais (SOBERBA) : Risoto de Champagne com Morangos Risoto de camarão do Matheus