Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

O café na cozinha: nossas ideias para redescobri-lo!

Por,
Receitas sem Fronteiras

O café na cozinha: nossas ideias para redescobri-lo

O café é uma bebida ou, talvez, a bebida de todos os tempos, utilizado também na cozinha notadamente nas sobremesas, como no célebre tiramisu ou no éclair au café e também em mousses, pudins, etc.

Você sabia que ele pode ser também utilizado em receitas salgadas e em receitas de sobremesas menos clássicas?

Na cozinha, se utiliza tanto os grãos quebrados, o café moído e em infusão. Fique conosco, vamos lhe dar 1001 ideias. 

 

O café em grãos

O café em grãos

Ele se utiliza triturado nas sobremesas. Por exemplo, triture 1 colher (de sopa) rasa de grãos de café num pilão ou com a ajuda do rolo de abrir massas e coloque numa massa de torta ou num simples bolo de chocolate. Isto vai dar um aroma sutil e um lado crocante e agradável.

Com o café em grãos, você pode preparar um sal de café: triture num pilão ou num pequeno mixer 2 colheres (de café) de grãos de café com 2 colheres de flor de sal. Sirva este sal de café com seus peixes ou num vinagrete que acompanha uma salada de rúcula ou endívias. Aromas sutis garantidos. 

 

o café moído  

O café moído

Ele pode ser utilizado para infusão a frio no leite ou num creme de leite, como fez Anne-Sophie, chef triplamente estrelada. O creme em infusão de café poderá em seguida ser utilizado na cozinha, tanto em salgados como em doces.

O fato de fazer infusão de café moído a frio no leite ou no creme de leite dá mais sabor, sempre ficando sutil. Pense nisto antes de preparar um creme inglês de café que servirá de base para um creme gelado de café ou quando você preparar um crème brulée de café.

Você pode também fazer a infusão quente, filtrá-la e utilizá-la para preparar deliciosos cremes de sobremesas de café ou um granité de café.

 Muitos o utilizam como especiaria sobre um peixe ou carne (utilizado com parcimônia). O café moído se casa bem com as especiarias, como a canela, o anis estrelado ou o cardamomo. Pense em esfregar as carnes com uma mistura de café moído e especiarias antes de grelhá-las.

 

o café expresso

Café expresso

O prato mais fácil de fazer com um café tipo expresso é a sobremesa italiana chamada Affogato. Trata-se de uma bola de sorvete sobre a qual derramamos café expresso bem quente. O contraste entre o frio e o quente e as misturas de sabores são divinos.

Caso contrário, o café expresso pode ser utilizado para diluir um molho do fundo da panela ou colocado em ensopados em carnes como o vitelo, por exemplo. Ele pode também ser colocado nas sopas, como fez Sébastien Gaudard, chef confeiteiro, criando uma sopa de castanhas portuguesas com café que se serve com raspas de queijo parmesão. 

Ele faz maravilhas também para molhar os biscoitos do tiramisu, para preparar um bolo de chocolate ou uma musse de chocolate... chocolate e café formam um belo casamento. Para estas duas últimas receitas, coloque 50 ml de expresso em sua receita habitual.

Surpreendente mas a testar: Thierry Layac faz um vinagrete de café no qual ele mistura 1 colher (de sopa) de mel de acácia, 1 colher (de sopa) de suco de limão, 100 ml de vinagre balsâmico, 40 ml de expresso forte, 100 ml de azeite, 1 colher (de sopa) de óleo de nozes, sal e pimenta do reino de moedor. 

Fonte: "1001 segredos sobre o café" das edições Prat, escrito por Michael McCauley, barista e "nariz" do Cafés Richard.

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo dica: Latte art em formando lindas flores ou folhas

Incrivelmente simples, mas uma arte linda, a "latte art" fascina todos que vêm como é feita e ficam tristes de ter que desmanchar tão lindas figuras. Experimente fazê-las você mesmo!

Comentar este artigo

O confeiteiro, os coelhos e o bolo de cenoura Como fazer um cappuccino em casa ?