Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Confeitaria: não tenha mais medo do chocolate branco!

Confeitaria: não tenha mais medo do chocolate branco!

O chocolate branco tem uma má reputação, culpa de certos chocolates industriais muito doces. 

Ele não se considera vencido e está reencontrando sua ascendência nobre. Você sabia que seu consumo aumentou incrivelmente em todo o mundo nestes últimos anos?

É preciso dizer que ele presta serviços importantes na confeitaria e que hoje encontramos excelentes chocolates brancos, para aqueles que amam esta doçura muito leitosa.  

O que é o chocolate branco?

Ele nasceu na Suíça nos anos trinta quando a Nestlé procurava uma solução para esgotar seu suprimento de manteiga de cacau. Ele é composto de de cacau, a matéria gordurosa saída das favas do cacau, de leite em pó e açúcar. As proporções dependem dos fabricantes, sabendo que mesmo assim o chocolate branco deve ter pelo menos 20 % de manteiga de cacau e 14 % de leite em pó.

Em confeitaria ele oferece inúmeras vantagens:

Ele dá a aparência, a textura. De repente, aproveitamos para colocar, por exemplo, em uma pannacotta, o que permite substituir a gelatina.

Ele pode substituir a manteiga em certas receitas, graças à manteiga de cacau que é uma matéria gordurosa vegetal, uma vantagem para aqueles que querem diminuir as gorduras animais. 

A empresa Valrhona criou uma bela receita de torta de limão com um creme de limão no qual a manteiga e uma parte do açúcar foram substituídos pelo chocolate branco de cobertura.

Ele é um ótimo suporte para os aromas, pois seu sabor é neutro e seu teor de gordura permite fixar bem os aromas, como as especiarias, as frutas, etc.

Ele traz um belo equilíbrio com os cítricos e frutas vermelhas. Amamos servir, por exemplo, uma mousse ou um creme de chocolate branco (em pequena quantidade), com framboesas ou um coulis de maracujá.  

Ele pode trazer leveza: por exemplo, os grandes confeiteiros abandonaram já ha muito tempo os cremes de manteiga nos recheios de macarons para substituir por uma ganache batida, feita com chocolate branco (trata-se de uma ganache muito líquida preparada com chocolate branco e creme de leite, na qual acrescentamos um aroma e que a espessamos, batendo como um creme batido).

 Não tenha medo do chocolate branco em suas receitas!

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Video dica: enchendo o saco de confeitar de um jeito super fácil

Parece fácil e simples, mas encher um saco de confeitar costuma ser um desastre e no final, estamos com o Chantilly em todos os lugares, menos onde ele deveria estar! Agora, este problema vai acabar, conheça um jeito realmente simples e fácil de realizar esta tarefa!

 

Comentar este artigo

A verdade sobre o leite: qual leite é bom para quem? Hollywood: o regime a seguir... ou não!