Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

10 receitas de base para ser um ás em confeitaria!

,
Receitas sem Fronteiras

© Thinkstock

O creme inglês

O creme inglês é um clássico da confeitaria mas que nem sempre dominamos sua técnica, no entanto, não é tão difícil de se fazer em casa. Feito à base de leite, gemas, baunilha e açúcar.

Para fazê-lo: retiramos os grãos da baunilha, colocamos no leite e levamos a ferver; enquanto isto, misturamos numa tigela as gemas (de preferência sem a pele) com o açúcar e depois a farinha, com o fouet. Quando o leite ferve nós o derramamos sobre a mistura e misturamos bem. Levamos de novo ao fogo bem baixo, mexendo sempre e deixamos cozinhar até que engrosse. Para verificar se o creme tem uma boa consistência, mergulhamos uma colher nele, passamos o dedo nas costas da colher e o traço do creme deve ficar marcado. Podemos depois, se quisermos, passá-lo por um coador para ter um creme bem liso, mas nunca no liquidificador.

O creme inglês acompanha maravilhosamente bem bolos de chocolate e é a base das famosas "îles flottantes" (ilhas flutuantes) ou ovos nevados. Usamos também para fazer cremes gelados, que podemos aromatizar com chocolate, café ou frutas, por exemplo. 

Na França é usado bem frio, sobre sobremesas ou para acompanhá-las. Na Inglaterra, é preparado mais espesso e servido morno.

Receita de Morangos com Creme Inglês


Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Dica: aprenda a fazer um banho-maria!

O banho-maria é uma técnica de cozimento, é o melhor meio de cozinhar, derreter ou esquentar delicadamente uma preparação ou ingrediente, sem risco de queimá-la. É o caso de chocolate, que deve ser sempre derretido em banho-maria!