Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Polvo à Lagareiro

Por

Uma receita de cariz nacional confecionada com o delicioso polvo de Santa Luzia, para tornar a ceia de Natal mais regional.

Mestre Cuquinha comenta

Uma receita de cariz nacional confecionada com o delicioso polvo de Santa Luzia, para tornar a ceia de Natal mais regional.

Avalie esta receita 2.9/5 (265 Votos)

Ingredientes:

  • 1 polvo médio (cerca 1 Kg)
  • 500 g de batatas
  • 3 cebolas médias
  • 6 dentes de alho
  • 1 ramo de salsa
  • Água, azeite, sal e pimenta q.b.

Detalhes

Pessoas: 4
Complexidade: Médio
Tempo de preparação: 30min.
Tempo de cozimento: 75min.
Custo: Moderado

Preparação:

Etapa 1

Ligue o forno a 200°C. Lave bem o polvo e coza-o na panela de pressão com uma cebola inteira e com a casca por, aproximadamente, 30 minutos. Depois de cozido retire o polvo da água da cozedura e reserve.

Etapa 2

Lave as batatas e coza-as num tacho tapadas com água por, aproximadamente, 5 minutos. Retire-as, escorra-as, disponha-as num tabuleiro de barro e leve-as ao forno até começarem a tostar.

Etapa 3

Entretanto, pele, lave e pique as cebolas em meias luas e os dentes de alho em lâminas. Lave e pique o ramo de coentros. Reserve.

Etapa 4

Quando as batatas estiverem tostadinhas, retire-as, disponha-as em cima de uma tábua de cozinha e dê-lhes um pequeno "murro" a cada uma, ou seja feche o punho e pressione um pouco, para a batata abrir.

Etapa 5

Num tabuleiro de barro, disponha o polvo cortado aos pedaços, ladeie-o com as batatas a murro e cubra com a cebola em meias luas, os dentes de alho laminados e a salsa picada. Tempere com sal e pimenta, regue generosamente com azeite e leve ao forno por, aproximadamente, 25 minutos. Retire do forno, decore com salsa picada e sirva imediatamente, acompanhado com uma salada de alface, cebola e rúcula.

Sugestões

Receitas e dicas em vídeo!

Gratinado de macarrão versão fondue de queijo: imperdível!

Impossível explicar em palavras a delícia, a crocância e os sabores deste gratinado de macarrão estilo fondue de queijo! Experimente e depois conte pra gente!

Comentar essa receita

La rouille du pécheur (O molho do pescador) Arroz de polvo com abobrinhas