Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Novo estudo confirma que o AÇÚCAR é mesmo TÓXICO

Por,
Receitas sem Fronteiras

Estudo comprova que o açúcar é tóxico...

Que o açúcar não é bom para a saúde, todos nós sabemos, mas agora, um novo estudo confirma que ele é mesmo tóxico.

O termo "tóxico" é o que foi literalmente usado por Robert Lustig, pesquisador e chefe do estudo realizado pelo Departamento de Pediatria da Universidade da Califórnia, que analisou a dieta de crianças e jovens obesos entre 8 e 18 anos.

O estudo reuniu informações sobre a quantidade de calorias ingerida diariamente, em média pelos analisados. Um novo cardápio de 9 dias foi elaborado para cada participante, mantendo o mesmo numéro de calorias anteriormente ingerida. A única diferença da nova dieta é que a maioria do açúcar consumido foi substituído por amido. 

"Nós trocamos frango teriyaki por cachorro-quente de peru, iogurte adoçado por chips de batata e doces por bagels", diz Lustig. "Com isso, não houve alteração no peso dos jovens e crianças e nenhuma mudança nas calorias consumidas."

Depois de 9 (nove) dias tendo seu açúcar total reduzido para 10% de suas calorias diárias anteriores, eles mostraram melhorias em todos os resultados. Em geral, o nível de açúcar no sangue em jejum diminuiu em 53%, juntamente com a quantidade de insulina produzida (ela é necessária para quebrar os hidratos de carbono e açúcares). Seus níveis de triglicérides e LDL (o chamado "colesterol ruim") também diminuiram e, mais importante, eles mostraram menos gordura no fígado. 

Algumas crianças que eram "resistentes à insulina", ou seja, estavam em uma situação pré-diabetes, se tornaram somente sensíveis à insulina.

A dieta que ele forneceu as crianças não é considerada ideal a partir de uma perspectiva de saúde - amidos ainda são uma fonte considerável de calorias e podem contribuir para o ganho de peso. Mas Lustig contou com os amidos para provar cientificamente que o efeito do açúcar sobre o corpo vai além de calorias e peso. "Eu não estou sugerindo de maneira nenhuma que tenhamos dado a eles comida saudável", diz ele. "Demos-lhes comida ruim, comida pouco saudável, alimentos processados e eles, ainda assim, ficaram melhores. Imagine o quanto melhor eles teriam ficado se, ao invés de substituído, o açúcar tivesse sido retirado. Os resultados teriam sido surpreendentes. Essa é a questão."

A comunidade científica reconhece a importância e a seriedade do estudo, mas questionam se as crianças teriam mentido sobre o cardápio "habitual", anterior à dieta e pelo risco que de tirar o foco do problema da obesidade, que é realmente o grande vilão dos tempos modernos.

E você, o que acha? Será que não vale a tentativa de reduzir substancialmente o açúcar para melhorar a qualidade de vida e manter uma dieta saudável, sem substituições?! 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

GRANOLA CASEIRA que você pode fazer sempre fresquinha!

Se você curte GRANOLA, e melhor pedida é fazer em casa, assim, você escolhe os ingredientes, compra naquela loja que você confia e, no final, fica tudo ao seu gosto! Agora, se você não tinha a receita, agora tem! 

Ingredientes:

  • 30 g de óleo
  • 60 g de mel
  • 4 grandes pitadas de sal
  • 350 g de flocos de aveia
  • 175 g de amêndoas
  • 125 g de cranberries ou passas 
  • 1 clara de ovo grande
  • 75 g de sementes de moranga / abóbora (opcional)

 

Agora, é só seguir o vídeo ou, se preferir, confira nossa receita passo a passo de granola caseira!

 

Comentar este artigo

CUIDADO! 10 alimentos que não podem ser requentados! Prá que complicar?!