Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

O PEPINO: RECEITAS para uma ENTRADA FRESCA!

Silvia Santucci

O pepino é um legume saudável, fresco, leve e que se presta a muitas receitas, principalmente como entradas ou aperitivos. Não faz parte somente de saladas mistas, mas pode ser usado em pratos diferentes e saborosíssimos.

Salada de pepino à la thaï

Coriandro, limão verde, óleo de gergelim, amendoim... Todos os sabores da Tailândia estão concentrados nesta pequena salada de:  pepino ralado, cenoura ralada, gengibre, coentro, sal, alho e amendoim. Para o molho: vinagre de arroz, suco de limão, nuoc Mam, óleo, óleo de gergelim e purê de pimenta.  

Maki de pepino

Estas pequenas delícias japonesas são simples e clássicas. Você usa arroz redodndo cozido e vinagre de arroz cm açúcar e sal. Depois você coloca  sobre alga nori, que está sobre 1 esteira de bambu, coloca tiras de pepino e depois enrola a esteira e fecha com elásticos. Deixa por meia hora, abre a esteira e corta. Se você não tem a esteira de bambu, utiize um filme, procurando manter um rolo bem feito e uniforme.

Tzatziki

Esta delícia grega, que pode até servir num lanche com torradas, é facílima de fazer e simplesmente sudável e saborosíssima. O grande segredo é usar bastante hortelã e servir bem gelado. 

O verdadeiro Tzatziki grego

Sorvete de Tzatziki

 Sorbet de pepino

A moda dos sorvetes salgados permite esta inovação com o pepino. Pegue um pepino e meio e retire um pouco da água usando o sal. Depois mixe e misture com 2 iogurtes naturais, hortelã batidinha, 100 ml de creme de leite (batido em chantilly), sal e pimenta do reino. Coloque na sorveteira e leve ao congelador. Se você não tiver sorveteira congele o pepno em cubos e depois bata com o resto dos ingredientes.

Homus de pepino 

Um delicioso homus, leveza a mais! Misture 400 g de grão de bico cozido e escorrido, aneto, meio pepino, suco de limão, 2 colheres (de sopa) de tahini, alho e azeite. Liquidifique tudo até obter uma pasta lisa.  

Gaspacho verde

Pronto em 10 minutos, esta sopa fria é perfeita para começar uma refeição leve e fresca. Coloque no liquidificador: algumas folhas de coentro, sal e pimenta do reino, Uma dezena de folhas de hortelã, raspas de limão, 1 abacate pequeno bem maduro, suco de limão verde e siciliano, 1/2 pepino. se quiser um reforço use 1 colher  (de café) de spirulina (composto de alga).

Outras receitas de entradas 

O pepino permite muitas criações de entradas deliciosas como estas:

Tartine de verão - wickbold

Pepino com creme de sardinhas (atum ou salmão)

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Vídeo Receita: GUACAMOLE!

Se você adora aquela pasta de abacate dos restaurantes e bares mexicanos, saiba que ela é super fácil de fazer! Confira nossa receita em vídeo e delicie-se!

 

 

Comentar este artigo

SOBREMESAS com FRUTOS EXÓTICOS para variar sabores! O clássico dos EUA: Creamy OnePot Mac'n'Cheese