Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Utensílios livres de tóxicos para uma cozinha saudável!

O uso de alguns materiais na cozinha pode ser prejudicial à sua saúde, pois quando submetidos a altas temperaturas liberam componentes que acabam nos intoxicando pouco a pouco. No entanto, a boa notícia é que existem muitas opções práticas e acessíveis para evitar esses materiais e que permitem que você tenha uma cozinha segura, saudável e livre de tóxicos. Estes são os utensílios que você deve ter em casa.

materiais não tóxicos na cozinha

materiais não tóxicos na cozinha

Certamente você gosta de comer bem e saudável e se esforça para usar os melhores ingredientes para cuidar de sua família. No entanto, não só os alimentos influenciam a qualidade dos nossos pratos, mas também utensílios com que os preparamos. Existem alguns materiais que podem liberar substâncias tóxicas quando submetidas a altas temperaturas: substâncias que acabam em nossos alimentos.

Aqui apresentamos 7 materiais livres dessas toxinas, que são perfeitamente seguros para preparar suas refeições.

Vidrio e cerâmica

Vidrio e cerâmica

São os melhores materiais porque não alteram o sabor da comida e não fornecem elementos estranhos. Além disso, o vidro é ideal para conservas e ambos são compatíveis com a máquina de lavar louça.
A desvantagem destes dois materiais é, evidentemente, a sua fragilidade.

Revestimento cerâmico

Revestimento cerâmico

Panelas revestidas de cerâmica em vez de Teflon são cada vez mais populares. No entanto, devemos garantir que a cobertura não contenha metais pesados e que seja de boa qualidade, para que não comece a se degradar em pouco tempo.

As desvantagens deste tipo de utensílios é que eles perdem suas propriedades antiaderentes muito rapidamente e que não são as melhores para distribuir o calor.

FERRO (MINERAL, MOLDADO OU DERRETIDO)

FERRO (MINERAL, MOLDADO OU DERRETIDO)

O ferro é uma das opções mais tradicionais e saudáveis que você pode encontrar. É possível que os alimentos que você cozinha em panelas de ferro absorvam um pouco desse mineral, mas neste caso não é um problema, mas sim uma vantagem!

As únicas desvantagens são, por um lado, que se você usar uma frigideira de ferro fundido sem revestimento, você deve tomar certas precauções para que ela não enferruje e, por outro lado, que essas panelas sejam bem pesadas.

No entanto, distribuem bem o calor, suportam bem as altas temperaturas e, com o tempo, criam uma anti-aderência natural.

silicone

silicone

Este material resiste a uma ampla faixa de temperatura, o que permite que ele vá ao forno e ao freezer sem problemas.

Entre suas vantagens, é super fácil de desenformar neste tipo de material e que existe em uma variedade de formatos.

Uma de suas desvantagens, no entanto, é que é um pouco difícil limpá-las.

Revestimento de titânio

Revestimento de titânio

Este tipo de revestimento antiaderente é muito eficaz, e você pode ter certeza de que a comida não vai agarrar. Além disso, não liberta substâncias tóxicas, é muito difícil que se desprendar e dura muito tempo.

A dificuldade neste caso pode ser o preço, que é muito maior, mas em qualquer caso, se você decidir sobre essa opção, pode ter certeza de que é um investimento de longo prazo.

aço inoxidável

aço inoxidável

O aço inoxidável é uma opção acessível, prática e durável. Pode haver problemas com substâncias tóxicas se o aço for de má qualidade e definitivamente não for o melhor para distribuir uniformemente o calor.
No entanto, se você investir em bons utensílios de aço inoxidável, eles duram muito tempo, não dão problemas e não requerem cuidados especiais.

Madeira

Madeira

Definitivamente, um dos materiais que não pode faltar em qualquer cozinha: colheres, conchas, travessas ... prefere madeira a utensílios de plástico, que podem liberar substâncias tóxicas.
Além disso, como não conduz calor, evita queimaduras. As tábuas de corte de madeira são muito mais saudáveis e mais higiênicas do que as tábuas de corte de plástico e não transmitem sabores estranhos aos alimentos.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Comentar este artigo

Você sabe quantas calorias têm suas sobremesas favoritas? Rosas de maçãs, geleia, fáceis e cenográficas!