Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Você conhece o verdadeiro vinagre balsâmico?

 

Todo mundo já ouviu falar em vinagre balsâmico e tem uma imagem bastante precisa dele na cabeça: um cor âmbar, um gosto acidulado e levemente doce. Mas essas características definem um balsâmico?


Aceto Balsamico Azeite Balsamico

Nos anos 80, o balsâmico se popularizou e as indústrias alimentícias passaram a criar receitas próprias para introduzirem no mercado. O resultado está visível nas prateleiras: vários vinagres que de balsâmico só têm o nome. Eles não são envelhecidos em barris e estão carregados de corantes caramelo.


verdadeiro néctar balsâmico provém exclusivamente das regiões italianas de Modena e Régio da Emília e é produzido seguindo uma receita ancestral secretamente conservada.


Desde 2009, os verdadeiros balsâmicos de Modena, conhecidos por “Aceto Balsamico di Modena”, passaram a ter IGP (Indicação Geográfica Protegida), o que garante a qualidade do produto. Um consórcio de produtores fiscaliza o uso do termo e enquadra aqueles que usam o nome de forma inadequada.


Ainda menos conhecido, há um outro vinagre balsâmico tradicional de Modena que é reconhecido por seu DOP (Denominazione di Origine Protetta) e por sua garrafa particular. Envelhecido por no mínimo 12 anos, esse tesouro balsâmico está reservado ao mercado de luxo e é ainda mais raro que o Aceto Balsamico di Modena.

 

 

Nada melhor que uma receita premiada para você experimentar aquele Aceto Balsamico de Modena que  você comprou, nao? Uma salada de camarões e abacate com reduçao de vinagre balsâmico, aposto que você me acompanha!

 

Salada de abacate e camaroes com reduçao balsâmica

 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Video dica: aprenda a picar ervas aromáticas

Um jeito prático, rápido e divertido de picar ervas aromáticas!

Comentar este artigo

Qual é a diferença entre a culinária vegetariana e a culinária vegana? Queijo e vinho tinto: o divórcio perfeito!