Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

Bolo em formato de garrafa de Coca-Cola?! Existe sim!

Por,
Receitas sem Fronteiras

Bolo em formato de garrafa de Coca-Cola!

Pode não parecer, mas sim, isto é um bolo de chocolate e ainda, bem recheado! A nova moda mundo afora e também no Brasil, são os bolos feitos em garrafas de Cola-Cola (claro que, se você for fã de Pepsi, não tem problema, dá certo também!). 

Quando olhamos, a primeira pergunta que fazemos é: - "Mas como isso é possível? Como ele é feito?"... Bom, na verdade, ele não é super simples de ser feito, mas também, não é tão complicado quanto aparenta! Trata-se de uma garrafa de refrigerante, coberta com chocolate (como fazemos com ovos de Páscoa) e recheada a gosto! 

Na nossa receita, o recheio é de chocolate com coco, o que vai dar um sabor de "Prestígio" à esta delícia, mas você pode fazê-lo com qualquer outro recheio, de acordo com suas preferências "gourmands"! 

 

Receita de Bolo "Garrafa de Coca-Cola":

 

Ingredientes:

BOLO DE CHOCOLATE:

  • 2 xícara de farinha de trigo
  • 3 ovos
  • 200 ml de leite de leite
  • 1 xícara de açúcar
  • ½ xícara de chocolate (ou cacau) em pó
  • 1 colher de sopa de fermento químico 
  • 2 colheres de sopa de manteiga

CREME DE COCO:

  • 395 gramas de leite condensado
  • 100 gramas de coco ralado fresco
  • 1 colher de sopa de manteiga

GARRAFA DE COCA-COLA:

  • 400 gramas de cobertura de chocolate
  • 1 garrafa de Coca-Cola com rótulo e tampa

 

 

PREPARAÇÃO:

  1. Preaquecer o forno a 180° C. Untar e enfarinhar um tabuleiro.
  2. Peneirar a farinha, o açúcar e o chocolate e misturar.
  3. Acrescentar o leite e a manteiga. Misturar bem.
  4. Separar as claras das gemas dos ovos e retirar a pele das gemas com auxílio de uma peneira. Isso vai evitar o gosto forte de ovo no bolo.
  5. Acrescentar as gemas à mistura e misturar bem.
  6. Bater as claras em neve e reservar. Colocar o fermento no bolo, misturar bem e depois acrescentar as claras em neve, misturando delicadamente com uma espátula.
  7. Despejar na forma e levar para assar. Dependendo do tamanho do tabuleiro, o tempo de forno pode variar, normalmente, cerca de 30 minutos são suficientes, mas fazer o teste do palito é a melhor solução.
  8. Enquanto o bolo assar, fazer o recheio levando o leite condensado com o coco ralado e a manteiga ao fogo, como se fosse fazer um brigadeiro. Mexer até começar a ver o fundo da panela. Desligar e reservar.
  9. Quando o bolo estiver pronto, retirar do forno, desenformar e deixar esfriar sobre uma grade.

 

MONTAGEM:

  1. Derreter a cobertura de chocolate em banho-maria.
  2. A garrafa de Coca-Cola deve estar lavada e seca. Fazerum corte retangular no sentido do comprimento da garrafa. É por ai que você vai cobrir a garrafa de chocolate e rechear o bolo.
  3. Passar uma camada da cobertura de chocolate no interior de toda garrafa. Deixar escorrer para sair o excesso de chocolate. Levar à geladeira por 30 minutos. Repetir o procedimento uma segunda vez para que a camada de chocolate fique um pouco mais grossa e não se quebre na hora de desenformar.
  4. Cortar o bolo em fatias de mais ou menos um dedo de espessura.
  5. Forrar o fundo da garrafa com o creme e cobrir com as fatias de bolo, encaixando de forma a fazer uma camada uniforme. Continuar até preencher toda a garrafa. Na parte aberta, colocar mais uma camada que será delicadamente cortada e arredondada para finalizar a garrafa.
  6. Cobrir a parte aberta com a cobertura de chocolate, arredondando para fazer a forma da Coca-Cola.  Levar por 30 minutos à geladeira para endurecer o chocolate que cobriu e embebeu a parte aberta do bolo.
  7. Com auxílio de uma tesoura bem pequena, cortar o plástico da garrafa, deixando uma faixa no centro da garrafa, sem plástico. Cortar no sentido do comprimento e dividir a garrafa ao meio para retirá-la. Cuidado ao desenformar, para não quebrar o chocolate, principalmente na base e no bocal.
  8. Alise o chocolate, retirando alguma irregularidade e, com a cobertura que sobrou, trabalhar de forma a deixar a parte externa bem lisa e regular.
  9. Colocar o bolo sobre um prato de apresentação, com a parte cortada virada para baixo. Decorar com o rótulo de plástico e a tampa. 

Se você for bem detalhista, pode fazer um rótulo comestível e a tampa com pasta americana.

Receita do bolo Garrafa de Coca-Cola

E então, curtiu nossa receita de bolo de chocolate "garrafa de Coca-Cola"?! Não era tão difícil quanto parecia! 

 

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

Chocolate caseiro de preguiçoso leva doce de leite e nozes, você resiste?!

Nada mais gostoso que um chocolate caseiro, ainda mais se for combinado com aquele docinho de leite que você mais gosta e pedacinhos de nozes! Vamos conferir esta delícia que foi feita especialmente para os preguiçosos de plantão? Não tem nada de temperar chocolate, cobrir as forminhas, esperar, rechear, até usamos formas de gelo pra facilitar sua vida... 

Comentar este artigo

Noiva confeiteira faz bolo do próprio casamento com ela e noivo em tamanho real! Chega de toxinas no seu corpo: 20 maneiras de reduzi-las!