Menu Digite o nome da receita, ingrediente...

CALMA! O stress nos impede de emagrecer!

Por,
Receitas sem Fronteiras

OK  CALMA! o stress nos impede de emagrecer

Já faz muitos anos que a comunidade científica se dedica ao problema do stress e do ganho de peso. Um estudo feito pela Universidade de Yale publicou em 2014 as causas ligando o stress ao aumento de peso. Veja como isto acontece.

Como o stress age sobre o corpo?

Os últimos estudos demonstraram que um stress crônico aumenta o consumo de alimentos e conduz a um acúmulo  de gorduras na região abdominal.

Quando há  um stress, o hipotálamo envia um sinal aos causadores do stress que secretam o hormônio CRH (corticotropin-realeasing hormon) que é o hormônio que reduz o apetite. Após alguns minutos, o nível de CRH baixa e o corpo provoca a secreção de cortisol de maneira importante. O cortisol é o hormônio do stress que vem estimular o apetite.

O cortisol, o hormônio que atrapalha a perda de peso!

Este hormônio tem frequentemente o papel ruim mas sem ele o apetite seria suprimido após um acontecimento estressante (como, por exemplo: correr para escapar de um leão...). Bem entendido, é raro ver  um tal gasto quando enfrentamos o stress do mundo moderno (estar preso nos congestionamentos não faz queimar tantas calorias).

Portanto, após um acontecimento estressante, o apetite é estimulado e as colorias frequentemente inúteis são consumidas, o que provoca um ganho de peso.

O que fazer para perder peso apesar do stress?

É evidente que, para perder os quilos a mais, é preciso estar relaxado (mais fácil dizer do que fazer, bem entendido). É preciso entretanto  tentar. Mesmo se não é fácil, é preciso se relaxar ao máximo e se colocar em um lugar não estressante. Tente comer em ambiente calmo, sem se apressar e principalmente sem stress. Reduzindo o stress, as chances de perder o peso acumulado são melhores pois há menos cortisol secretado. É preciso portanto adotar uma tranquilidade para se sentir melhor em seu corpo.

 

 

.

Outros artigos quentinhos, saídos do forno!



Receitas e dicas em vídeo!

GRANOLA CASEIRA que você pode fazer sempre fresquinha!

Se você curte GRANOLA, e melhor pedida é fazer em casa, assim, você escolhe os ingredientes, compra naquela loja que você confia e, no final, fica tudo ao seu gosto! Agora, se você não tinha a receita, agora tem! 

Ingredientes:

  • 30 g de óleo
  • 60 g de mel
  • 4 grandes pitadas de sal
  • 350 g de flocos de aveia
  • 175 g de amêndoas
  • 125 g de cranberries ou passas 
  • 1 clara de ovo grande
  • 75 g de sementes de moranga / abóbora (opcional)

 

Agora, é só seguir o vídeo ou, se preferir, confira nossa receita passo a passo de granola caseira!

 

Comentar este artigo

6 dicas para você fazer e se divertir, se estiver solteiro(a)! Amanteigados bicolores em forma de coração. Receita passo a passo